Museu Índia Vanuíre apresenta exposição sobre memória Kaingang

3.de Geração em Geração2

A mostra é uma autonarrativa com o intuito de promover o processo e as técnicas de confecção da cerâmica indígena

A exposição “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração” está de volta ao Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, em Tupã (SP). A montagem segue em cartaz até 30 de dezembro, com entrada gratuita.

A mostra visa promover o conhecimento e os fazeres dos indígenas mais velhos e sábios, por meio da oralidade, estimulando as memórias afetivas e culturais, valorizando os saberes e fazeres que eles possuem. A exposição é uma autonarrativa que valoriza a tradição, o processo e as técnicas de confecção da cerâmica Kaingang.

“A importância está no resgate que vem desde a coleta do barro, até a formação da cerâmica. Nossa equipe acompanhou todo o processo de fabricação das peças. Dessa vez teremos mais uma chance de apresentar esse resgate histórico cultural para quem ainda não conheceu. É uma ótima oportunidade para as escolas trazerem seus alunos para visitar, pois é um processo muito rico”, explica a gerente do equipamento cultural, Tamimi Rayes Borsatto.

Bilíngue (Kaingang e português), o material contará com a exibição da filmagem de todo o processo de construção dos artesanatos com a narração dos próprios indígenas. No vídeo o público poderá conferir desde as ferramentas utilizadas para a confecção das cerâmicas (pilão, cabaça e pinça) até a finalização das peças. Além disso, o cenário também será composto por objetos e imagens fotográficas que fazem um panorama dos materiais apresentados.

Serviço:
Exposição – Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração

Período: até 30 de dezembro de 2016
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

 Fonte: Assessoria de imprensa | Museu Índia Vanuíre
Imagem: divulgação | Museu Índia Vanuíre