Museu Histórico Nacional: chamada de trabalhos para seminário internacional

Anualmente, o Museu Histórico Nacional (MHN), em parceria com universidades, instituições culturais e de pesquisa, do Brasil e do exterior, realiza em outubro, mês de sua criação, um seminário internacional abordando variados temas da História, da Museologia e das Ciências Sociais. Em 2018, o MHN em parceria com a Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro – REM-RJ, que completa 15 anos, dedica o evento à reflexão e ao debate sobre os avanços e os desafios que a Educação Museal apresenta desde a realização do Seminário Regional da UNESCO – sobre o papel educativo dos museus – que deu origem à Declaração do Rio de Janeiro em 1958.

Deste modo, o Museu Histórico Nacional divulga a chamada pública para receber trabalhos desenvolvidos por profissionais de museus, instituições culturais e de pesquisa, graduandos, graduados, pós-graduandos e pós graduados que, após submetidos, serão avaliados para apresentação oral em um dos painéis temáticos do evento ou na sessão de Relatos de experiência.

Painel temático 1: “História da Educação Museal no Brasil” – trabalhos que tratem do desenvolvimento histórico da educação museal no Brasil e de sua relação com o contexto internacional. Serão aceitos trabalhos sobre história de instituições, programas, projetos e ações educativas, bem como estudos bibliográficos e biográficos específicos do tema.

Painel temático 2: ”Educação Museal: conceitos e teorias” – trabalhos que tratem de debates teóricos e conceituais do campo da educação em sua relação com a educação museal e de seus temas específicos. Serão aceitos trabalhos que apresentem ou analisem propostas teóricas, metodológicas e conceituais desenvolvidas no Brasil, bem como aqueles que identifiquem e desenvolvam debates e propostas teóricas e conceituais existentes em outros países e que possam servir de referência para a elaboração de ações da educação museal no Brasil.

Painel temático 3: ”Educação Museal: práticas e experiências” – trabalhos que tratem da análise de práticas e experiências de programas, projetos ou ações educativas museais. Serão aceitos estudos de caso, relatos de experiência, estudos estatísticos e temáticos.

Painel temático 4: “Educação Museal: políticas públicas, profissionais, pesquisa e formação” – trabalhos que tratem sobre o desenvolvimento das políticas públicas de educação museal no Brasil, analisando casos específicos ou fazendo levantamentos, que tratem da questão da profissionalização do educador museal, bem como de sua formação específica e continuada e das pesquisas em educação museal.

A submissão de trabalhos

Os trabalhos a serem submetidos à Comissão Científica do Seminário Internacional do Museu Histórico Nacional Museus e educação: 60 anos da Declaração do Rio de Janeiro (1958-2018) deverão ser oriundos de resultados de pesquisas e da prática realizadas por educadores museais, profissionais de pesquisa, museólogos, ou de estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutorado em curso ou já concluído) e deverão dialogar com uma ou mais linhas temáticas propostas acima.

A proposta é que se apresente um texto para debate em painel temático composto por até 3 participantes e um moderador.

Texto: resumo expandido do trabalho com 2 mil caracteres em média, incluindo espaço, identificação do autor, instituição de estudo ou trabalho, endereço eletrônico e breve notícia biográfica. Os resumos deverão ser submetidos por meio do formulário de inscrição disponível no endereço https://form.jotform.co/80012769084860 entre 25 de janeiro e 15 de abril de 2018.

A avaliação dos trabalhos

Cada proposta de trabalho recebida pelo Comitê Organizador será encaminhada para avaliação a dos pareceristas. A avaliação será realizada tendo como base os seguintes critérios:

1º) A pertinência da proposta aos temas sugeridos nessa chamada, assim como sua originalidade e sua relevância;

2º) O uso correto das referências bibliográficas e padrões éticos na produção de conhecimento científico, bem como a adequação à norma culta do português e do inglês.

Após aprovação do resumo expandido, será solicitado aos autores o envio do texto completo, entre 10 e 15 laudas, que será publicado no Livro do Seminário Internacional, a ser lançado em 2019. Os textos deverão ser elaborados de acordo com a ABNT NBR 6023, usando notas de rodapé completas e sem lista bibliográfica ao final.

Cronograma

Chamada pública: de 25 de janeiro a 15 de abril de 2018.

Avaliação: até o dia 15 de maio de 2018.

Divulgação das avaliações e da seleção de trabalhos: 18 de maio de 2018.

Envio do texto completo (mesa redonda): até dia 15 de julho de 2018.

Divulgação da programação completa: 31 de julho.

Inscrição de ouvintes: 30 de agosto a 5 de outubro, no endereço disponível em mhn.museus.gov.br (sujeito à lotação do espaço).

Data do evento: 09 a 11 de outubro no Museu Histórico Nacional.Anualmente, o Museu Histórico Nacional (MHN), em parceria com universidades, instituições culturais e de pesquisa, do Brasil e do exterior, realiza em outubro, mês de sua criação, um seminário internacional abordando variados temas da História, da Museologia e das Ciências Sociais. Em 2018, o MHN em parceria com a Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro – REM-RJ, que completa 15 anos, dedica o evento à reflexão e ao debate sobre os avanços e os desafios que a Educação Museal apresenta desde a realização do Seminário Regional da UNESCO – sobre o papel educativo dos museus – que deu origem à Declaração do Rio de Janeiro em 1958.

Deste modo, o Museu Histórico Nacional divulga a chamada pública para receber trabalhos desenvolvidos por profissionais de museus, instituições culturais e de pesquisa, graduandos, graduados, pós-graduandos e pós graduados que, após submetidos, serão avaliados para apresentação oral em um dos painéis temáticos do evento ou na sessão de Relatos de experiência.

Baixe AQUI o Edital de seleção de trabalhos.

Inscreva-se AQUI.

Mais informações

Museu Histórico Nacional – Departamento de Pesquisa: Aline Montenegro Magalhães e Rafael Zamorano Bezerra

E-mails: seminariointernacionalmhn@gmail.com; rededeeducadoresemmuseus@gmail.com

Fonte: Museu Histórico Nacional