Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes apresenta exposição sobre futebol feminino

Realizada pelo Museu Prudente de Moraes em parceria com Illumina – imagens e memória, a exposição fica em cartaz até 10 de maio de 2017, com entrada gratuita.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, instituição mantida pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), em parceria com a Illumina – Imagens e Memória apresentam a exposição As Donas da Bola. A mostra será aberta no dia 28 de março e poderá ser vista até 10 de maio de 2017. A entrada é gratuita.

A exposição fotográfica é fruto de um grupo de onze fotógrafas que percorreram o Brasil em busca de mulheres que jogam bola, por paixão ou diversão. O resultado é mostrado em 20 imagens que retratam aspectos interessantes dessa paixão, até então, figurada apenas no universo masculino.

A presente mostra já foi apresentada no Centro Cultural São Paulo em 2014, no Museu do Futebol em 2016 e, neste ano, circulará em cidades do interior paulista.

As donas da bola são Ana Araujo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Márcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto, fotógrafas gabaritadas que retrataram desde freiras que não tiram o hábito para jogar, comunidades de quilombolas, tribos indígenas e nas periferias brasileiras, a fé da devoção das torcedoras até as tão xingadas mães de juízes. Os cenários apresentados através de suas lentes retratam partidas de futebol lideradas por mulheres em Pernambuco, Macapá, Rio de Janeiro, Cuiabá, São Paulo e Paraty. “A exposição se destaca por revelar olhares femininos sobre mulheres no universo do futebol brasileiro”, relata a Secretária Municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Segundo o grupo de fotógrafas, “a circulação e a oportunidade de mostrar nosso trabalho ao público do interior do nosso estado, nos enche de alegria! Este trabalho teve início em 2014 a partir da reunião de 11 fotógrafas que se preocuparam em destacar como a mulher brasileira participa e vive intensamente o futebol, apesar de todas as dificuldades que se apresentam em seu caminho pelo simples fato de ser mulher”.

Com esta exposição, o Museu Prudente de Moraes mostra ao público visitante o acesso feminino à prática esportiva que até pouco tempo era de domínio masculino, fato historicamente construído. De forma crítica, a mostra trará reflexões sobre o assunto como a proibição das mulheres em praticar algumas atividades esportivas, sobretudo, o futebol e perseguição às equipes que jogavam futebol antes desse período, fatos estes que perduraram até 1983 quando a modalidade esportiva foi regulamentada para participação das mulheres. “O Estado Novo através do decreto nº 3.199, proibia mulheres à prática de esportes considerados incompatíveis com as condições femininas, funções estas de mães e esposas zelosas”, diz Renata Gava, diretora do Museu.

Serviço:
Exposição Fotográfica As Donas da Bola
Período: 28/03 a 10/05/2017
Entrada: gratuita
Local: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Rua Santo Antonio, nº 641, Centro – Piracicaba/SP
Informações: (19) 3422-3069
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 9h às 17h e sábados das 9h às 13h

Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados

 

Fonte: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Imagem: Márcia Zoet