Hoje, o Museu Gustavo Teixeira abriu a exposição fotográfica itinerante, “As Donas da Bola”. A iniciativa é fruto de um grupo de onze fotógrafas que percorreram o Brasil em busca de mulheres que jogam bola, por paixão ou diversão. O resultado é mostrado em 29 imagens esplêndidas que retratam aspectos interessantes dessa paixão, até então, figurada apenas no universo masculino.
A presente mostra já foi apresentada no Centro Cultural São Paulo em 2014, e no Museu do Futebol no ano passado. O Museu Gustavo Teixeira, é a primeira instituição a receber a exposição fora da capital paulista.
As fotógrafas que participam da exposição são: Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto. Os cenários apresentados através de suas lentes, retratam partidas de futebol lideradas por mulheres em Pernanbuco, Macapá, Rio de Janeiro, Cuiabá, São Paulo e Bahia.
Para o time de fotógrafas, “a notícia de que o Museu Gustavo Teixeira iria exibir as fotografias da nossa exposição As Donas da Bola, nos encheu de alegria! Este trabalho teve início em 2014 a partir da reunião de 11 fotógrafas que se preocuparam em destacar como a mulher brasileira participa e vive intensamente o futebol, apesar de todas as dificuldades que se apresentam em seu caminho pelo simples fato de ser mulher. Agradecemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho ao público do interior do nosso estado, começando pela cidade de São Pedro. Que bom que nossa exposição não ficou guardada e será mais uma vez exibida!”.
A Exposição marca as comemorações do aniversário da cidade de São Pedro em fevereiro e o início da programação da Coordenadoria de Cultura de São Pedro. De acordo, com Sandra Golinelli, “a Exposição é muito rica, e as imagens apresentadas, irão emocionar os visitantes, além de abrir o caminho para uma grande exposição que será realizada no segundo semestre desse ano, sobre o futebol em nossa cidade”.
Já para o museólogo e responsável pela curadoria da mostra em São Pedro, Rodrigo Santos, a exposição, além de evidenciar pelas lentes de um forte time de 11 fotógrafas, retratam um cotidiano, muitas vezes, ignorado da maioria da sociedade. A Exposição será montada em duas salas do Museu, e deverá instigar os visitantes e proporcionar momentos de contemplação das imagens.
SERVIÇO: