Museu do Futebol celebra o centenário do Derby Paulista

Exatamente na data em que o confronto entre Corinthians e Palmeiras completa 100 anos, no próximo dia 6 de maio, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza o 22º Encontro de Colecionadores de Camisas, das 10h00 às 17h00. O evento, com o tema da rivalidade, acontece na área externa do Museu – vão central do Estádio do Pacaembu – onde os participantes, que são desde colecionadores mais fanáticos a simples apreciadores, trocam camisas, compartilham histórias e estreitam contatos.

Nesse mesmo dia (06/05), às 15h00, haverá o lançamento do livro “DERBY Corinthians x Palmeiras: 100 anos de Rivalidade”, no auditório do Museu. A obra tem autoria dos jornalistas Celso Unzelte e Paulo Vinicius Coelho, o PVC, que convidarão o público para um bate-papo sobre ídolos de todos os tempos dos dois clubes. Os interessados deverão se inscrever pelo site sympla.com.br e aqueles que não puderem estar presentes, o evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do Museu do Futebol no YouTube (https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo).

Curiosidade
A expressão “Derby”, criada pelo jornalista Tomás Mazzoni, refere-se ao duelo entre os clubes paulistas Corinthians e Palmeiras. O nome faz referência a mais importante corrida de cavalos do mundo, o Derby de Epsom e  hoje é sinônimo de qualquer confronto entre times rivais no Brasil.

Ainda no mês de maio, o público poderá participar da tradicional Reunião do Grupo de Memória e Literatura do Futebol, o Memofut. O encontro acontece no dia 13/05, das 09h00 às 13h00. As reuniões mensais fazem parte da programação cultural da instituição museológica e reúne personalidades e pensadores do esporte para o debate de temas diversos. Neste mês, Ademir Takara, bibliotecário do Museu, ministrará a palestra “Jogadores estrangeiros na literatura brasileira”. Também participam do evento, Sérgio Miranda Paz, com o tema “Quando é preciso perder para poder vencer”, Luiz Carlos Barreto, produtor e diretor cinematográfico, e Diana Mendes Machado da Silva, autora do livro “Futebol de várzea em São Paulo: a Associação Atlética Anhanguera (1928-1940)”. Ao final do encontro o livro estará à venda e haverá sessão de autógrafos.

Os eventos integrantes da programação cultural do Museu do Futebol são gratuitos.

Programação Cultural Maio 2017 – Museu do Futebol

Dia: 06/05 – Sábado

Ação: 22º Encontro de Colecionadores de Camisas
Horário: 10h às 17h
Local: Vão Central do Estádio do Pacaembu
Descrição: O encontro chega à sua 22ª edição fazendo uma homenagem ao centenário do Derby Paulista, a rivalidade entre Palmeiras e Corinthians.
Os propósitos dos encontros são reunir desde os colecionadores mais fanáticos a simplesmente apreciadores, incentivar a troca de camisas, estreitar contatos e estimular amizades. Mais 3 mil camisas são expostas e circulam em média 500 pessoas por evento. É vedada a comercialização de itens no local. A realização é em parceria com o site Minhas Camisas (minhascamisas.com.br/wordpress) e o blog naGAVETA (nagaveta.com).
Atividade gratuita e aberta ao público.

Ação: Lançamento do livro “DERBY Corinthians x Palmeiras: 100 anos de Rivalidade”
Horário: 15h
Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 04 cadeirantes)
Descrição: O evento de lançamento do livro “DERBY Corinthians x Palmeiras: 100 anos de Rivalidade”, de autoria dos jornalistas Celso Unzelte (comentarista do programa Cartão Verde, da TV Cultura, e dos canais ESPN) e Paulo Vinicius Coelho, o PVC, (comentarista dos canais Fox Sport), contará com um bate-papo entre os autores o público sobre ídolos de todos os tempos desses Clubes.
O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do Museu do futebol no YouTube.
Inscrição para participação através do site Sympla. Atividade gratuita e aberta ao público.

Dia 13/maio – Sábado
Ação: Reunião do 88º Memofut (Grupo de Memória e Literatura do Futebol)
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 04 cadeirantes)
Descrição: Na Reunião de maio, haverá as palestras “Jogadores estrangeiros na literatura brasileira”, com Ademir Takara, bibliotecário do Museu do Futebol, e “Quando é preciso perder para poder vencer”, com Sérgio Miranda Paz. Também serão realizados os bate-papos com o produtor e diretor cinematográfico Luiz Carlos Barreto e com Diana Mendes Machado da Silva, autora do livro “Futebol de várzea em São Paulo: a Associação Atlética Anhanguera (1928-1940)” (Editora Alameda, 2017). A obra estará à venda no local e a autora autografará os exemplares ao final da Reunião.
O Memofut abre as suas reuniões para o público interessado em ampliar seus conhecimentos sobre o futebol. Os encontros acontecem em um sábado por mês, sempre no Museu do Futebol, e contam com a presença de personalidades e pensadores do esporte para o debate de temas diversos.
Os participantes poderão trazer livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol.
Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia.

MUSEU DO FUTEBOL
Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Funcionamento:
Terça a sexta-feira: 9h às 16h (permanência até às 17h)
Sábado, domingo e feriados: 10h às 17h (permanência até às 18h).
Ingressos: R$ 10,00 | Meia-entrada: R$ 5,00 | Entrada gratuita aos sábados.

*Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site www.museudofutebol.org.br.
*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação | SEC