Museu Ferroviário de Bauru realiza o XI Encontro Histórico Ferroviário e de Ferromodelismo

Em 28 e 29 de setembro, o Museu Ferroviário Regional de Bauru realiza o “XI Encontro Histórico Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru”, na Estação das Artes (Antiga Estação Ferroviária NOB) com entrada gratuita e uma extensa programação cultural. Realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com a Associação de Preservação Ferroviária e Ferromodelismo de Bauru (APFFB), o evento terá início no sábado, às 9h e seguirá até as 17hs. No domingo, os portões serão abertos a partir das 9hs com encerramento às 15hs.

Na plataforma da Estação estarão os estandes com produtos de ferromodelismo, memorabilia ferroviária, livros e souvenires como camisetas, cartonaria e miniaturas. Os autores Adilson Motta (Maria Fumaça e seus sete filhos), Edson Fernandes (Fronteira Infinita: índios, bugreiros, escravos e pioneiros na Bahurú do século XIX) e Mauro Vieira (Bis… Muito além de um refrão) participarão do evento com estandes de exibição e venda de livros. Às 10h30 e às 14h30 ocorrerão sorteios de kits aos visitantes. Os cupons poderão ser retirados no estande da APFFB. Também na plataforma os visitantes poderão conferir as locomotivas restauradas e uma exposição que contará um pouco mais sobre os procedimentos de restauro ali aplicados, sobre a história de autores como Edson Fernandes e livros sobre a história da ferrovia.

Outras atrações como a exibição de documentários sobre a história da ferrovia em Bauru (sábado, às 10h, 13h e 15h e domingo, às 10h e 13h) e Contação de História para crianças com Neli Viotto (sábado, às 11h30, 14h e 16h e domingo, às 10h, 13h) ocorrerão no carro pedagógico recém-restaurado. Para os apaixonados pela ferrovia, haverá a exibição da 278, a locomotiva Maria-Fumaça que completa cem anos em outubro, e o Live Steam com composições ferroviárias de funcionamento idêntico às reais, mas em tamanho reduzido.

A programação conta também com apresentações musicais da Orquestra de Violas Sertanejas às 14h e do coral Amor e Luz, às 15h, ambas no sábado. Esta edição traz uma extensa praça de alimentação com food trucks que oferecem o Sanduíche Bauru (Do fundo do Bauru), batatas fritas (Duval), churros, doces artesanais e dadinhos de tapioca (Mão Caipira), espetinhos, pizzas artesanais (Pizza Grega), tacos mexicanos, crepes franceses, torresmo de rolo (D’Lucia), pipoca, cerveja e chopes artesanais, além de refrigerantes e água.

Os visitantes poderão interagir com o painel fotográfico e levar uma fotografia histórica como souvenir.

O Museu Ferroviário Regional de Bauru estará aberto à visitação durante todo evento.

Serviço:

XI Encontro Histórico Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru

Sábado, 28 de setembro, das 9h às 17h.

Domingo, 29 de setembro, das 9h às 15h.

Local: Estação das Artes (Antiga Estação Ferroviária NOB)

Praça Machado de Mello

Gratuito

Fonte: Museu Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru