A Secretaria de Cultura de Bauru, por meio do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural, acaba de lançar o minidocumentário “Museu Ferroviário Regional de Bauru – 32 anos nos trilhos do tempo” em comemoração ao aniversário do Museu Ferroviário.
A obra aborda os 32 anos de história da instituição, desde a primeira mostra montada em um galpão da Companhia Paulista, até a nova roupagem expositiva que o museu ganhará até o final deste ano.
O filme conta com depoimentos do historiador Gilson Aude, que fez a pesquisa histórica para fundamentação do museu, de Neli Viotto e de Elson Reis funcionários da Secretaria na época de sua inauguração.
Há ainda a participação da museóloga Telma Lasmar e do arquiteto Sérgio Moraes que, na década de 80, faziam parte de uma unidade de preservação da Rede Ferroviária no Rio de Janeiro e foram responsáveis pela museografia e o projeto arquitetônico do Museu Ferroviário Regional de Bauru.
Confira o vídeo:
Educação Patrimonial on-line
Os Museus Histórico, Ferroviário e a Pinacoteca de Bauru lançaram uma série de atividades gratuitas de Educação Patrimonial que incluem brincadeiras educativas de estímulo a memória e o pertencimento, além da abordagem a temas como história das artes visuais, da ferrovia, e dos modos de fazer em Bauru.
Também integra o material uma cartilha digital para download, produzida pela equipe do Museu Histórico Municipal de Bauru, com ilustrações de Nilson Batista Júnior e textos de Fabiana Ferreira Rocha, dedicada a crianças na faixa etária de seis a dez anos.
A cartilha conta com atividades de pintura, ligue os pontos e desenho, todas relacionadas aos principais patrimônios culturais de Bauru. Acesse clicando aqui.
Fonte: Museu Ferroviário de Bauru