Semana Nacional de Museus no Museu Felícia Leirner tem apresentação musical

Projeto ‘Museu com Música’ terá apresentação musical com o grupo ‘Movidos à Corda’, de Taubaté; a entrada é gratuita

Museu Felícia Leirner

O Museu Felícia Leirner, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em Campos do Jordão (SP), participará da 11ª Semana Nacional de Museus realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) entre os dias 13 e 19 de maio. Em São Paulo, no entanto, essa comemoração vai durar mais tempo: a Secretaria de Estado da Cultura preparou uma série de atividades especiais que acontecerão durante todo o mês de maio, em 17 museus do Estado. Com programação integrada em torno do tema “Museu MeUeSEU: de todo mundo”, exposições inéditas, instalações, palestras e oficinas apresentam o museu como um bem comum a ser usufruído pelos mais variados públicos. 

Como parte desta programação, o Museu Felícia Leirner promove no dia 18 de maio (sábado), às 17h, no Auditório Claudio Santoro, o projeto “Museu com Música”. Nesta edição, a atividade contará com uma apresentação musical com um grupo formado por jovens alunos do curso básico e técnico de Cordas da Escola Municipal de Artes “Maestro Fêgo Camargo”, de Taubaté.

O repertório foi escolhido com o objetivo de implementar a técnica instrumental e oferecer prática de conjunto. Proporcionando aos alunos a vivência e a experiência do trabalho do músico profissional. Atualmente, o conjunto ‘Movidos à Corda’ possui direção e regência do professor Gustavo Quintanilha e conta com a participação de 16 integrantes, entre 12 e 22 anos.

O tema proposto – “Museu MeUeSEU: de todo mundo” – tem o objetivo de reforçar a ideia de que o Museu é um espaço público e está à disposição de toda a população. Por isso, a Secretaria busca oferecer uma programação atrativa que contemple diversos públicos, buscar atrair as famílias para compartilhar momentos de lazer, conhecimento e cultura. Os museus também terão ações em rede, com atividades conjuntas envolvendo mais de uma instituição, provocando os visitantes a descobrir as possibilidades de contato entre as especialidades dos diferentes museus.

O programa inclui, em São Paulo, a Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Memorial da Resistência, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Paço das Artes, Pinacoteca e Estação Pinacoteca.

No interior, além do Museu Felícia Leirner, participam da Semana Museu do Café (Santos), Museu Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Casa de Portinari (Brodowski). Este último, mesmo fechado para restauro, fará programação na esplanada em frente ao museu.
Ainda em comemoração à Semana, todos os museus do Governo do Estado de São Paulo terão entrada gratuita aos sábados durante o mês de maio.

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro estão localizados na Avenida Doutor Luis Arrobas Marins, nº 1.880. Mais informações pelo telefone (12) 3662-6000 ou no site www.museufelicialeirner.org.br.

Serviço:
“Museu com Música”
Data: 18/5/2013 (sábado)
Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão/SP)
Horário: às 17 horas
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: gratuita