Museu Felícia Leirner: curso sobre cinema para professores

No dia 19 de outubro, às 18h30, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari – oferecem um curso para professores e educadores que desejam usar filmes como complemento educativo em suas aulas, de forma pedagógica. A ação será conduzida pelo mestre em história e produtor do canal Vestibular em Cena, Fabio Monteiro. Inscrições gratuitas podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail contato@museufelicialeirner.org.br.

A atividade consiste na formação continuada dos interessados nas relações entre o cinema e as áreas de humanidades, com a discussão aprofundada sobre esse recurso tão interessante para a atualidade. Com duração de três horas, o evento será dividido em três partes: apresentação do tema e um balanço das pesquisas acadêmicas a respeito, aplicação de conceitos e exemplos práticos do uso de filmes e debate com troca de experiências. Haverá entrega de certificados.

Na primeira parte, o palestrante irá mostrar uma breve história do documentário a partir da emergência do conceito na década de 1930. Também será discutido o “cinema direto” norte-americano e o “cinema verdade” francês, até chegar à “guinada subjetiva” no século 21 e, dessa forma, abordar a história do século XX através do cinema.

A segunda etapa traz a teoria de Bill Nichols por meio de cenas comentadas. A intenção é demonstrar como o conceito de “voz fílmica” pode se tornar um instrumento acessível e bastante instrutivo dentro da sala de aula, por permitir identificar as diferentes modulações dos materiais. Para o momento final, o workshop promove uma troca de experiências entre os participantes, com a intenção de identificar receios, acertos e desafios comuns aos docentes.

Fábio Monteiro

Professor de Humanas com dez anos de experiência no ensino multidisciplinar de História, Filosofia e Sociologia no Ensino Médio e Pré-Vestibular em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Pesquisador, produtor e documentarista responsável pela Coágulo Filmes desde 2006 em São José dos Campos (SP) com experiências em oficinas e provas específicas de Audiovisual. Pós-graduado e Doutorando em História Social pela PUC/SP com tese a respeito de Documentário Latino-americano intitulada “O tempo do olhar em Patrício Guzmán”. Especialista em Cinema Documentário com Jorge Fuentes na EICTV/Cuba, 2012.

SERVIÇO

Curso para Professores: Cinema e Sala de Aula
Data: 19/10/2017 (quinta-feira)
Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão/SP)
Horário: às 18h30
Informações: (12) 3662-6000
Inscrições: contato@museufelicialeirner.org.br
Entrada: gratuita
#SejaSolidário – os visitantes poderão contribuir com a doação de brinquedos, que serão destinados a instituições de caridade do município

Fonte: Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro