Museu Dr. Washington Luís, em Batatais, inicia construção de reserva técnica

Espaço abrigará acervo documental e peças que não estão em exposição; obra atende a parâmetros técnicos do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP)

O Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luís, em Batatais, iniciou em meados de março as obras para a construção de uma reserva técnica, espaço destinado às peças que não estão em exposição. A previsão é que o local esteja pronto em agosto.

O projeto da reforma, elaborado pela arquiteta e urbanista Mariana Servidoni, é orçado em R$ 75 mil – vindos de repasse do ProAC Editas. Ele habilita o museu a atender parâmetros do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), ferramenta do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) da Secretaria da Cultura do Estado, que possibilita a qualificação das instituições museológicas paulistas.

Dentro do CEM-SP, em especial no eixo Salvaguarda de Acervos, um dos parâmetros questiona justamente se a instituição possui uma área de guarda de acervo.

“Com a obra, teremos a possibilidade de rever todo nosso acervo e, mais importante, ter uma reserva que atenda ao papel de guarda e conservação dos museus”, explica a diretora do MHP Dr. Washington Luís e representante regional do SISEM-SP na Região Administrativa (RA) Franca, Alessandra Baltazar.

Além de ser um local adequado, com controle de luz e temperatura, a reserva técnica garantirá ao museu mais espaço para as exposições, maior rotatividade das mesmas, bem como um espaço apropriado para a pesquisa de documentos.

“É a obra mais importante que poderíamos fazer, pois o acervo do museu está exposto a vários fatores que aceleram a deterioração. Nosso maior desafio é garantir sua preservação, tornando-o acessível ao público”, completa a diretora.

CEM-SP

O Cadastro visa estabelecer padrões para sistematizar as informações sobre os museus em território paulista, identificando suas condições estruturais e atuando para a qualificação das instituições.

ProAC Editais

O Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, abre todos os anos dois editais voltados para os museus, nas áreas de Difusão e Preservação de Acervos Museológicos. Cada um deles contempla oito projetos; a iniciativa do Museu Washington Luís foi premiada em 2017 com o edital de apoio a Preservação de Acervos Museológicos. Neste ano, a abertura dos Editais ProAC para Museus está prevista para abril.

Fonte: RA Franca SISEM-SP