Museu do Ipiranga oferece curso sobre História da Cartografia no Brasil

Entre os dias 19 de fevereiro e 2 de março estão abertas as inscrições para o curso “História da Cartografia no Brasil – Tópicos Básicos”, oferecido no Museu Paulista da USP pelo professor Jorge Pimentel Cintra. Para participar é necessário ter concluído a graduação em qualquer área e ser aprovado no processo seletivo.

Com carga horária de 48 horas, o curso de atualização irá abordar temas como transversalidade da cartografia, técnicas de leitura de mapas, cartografia, ciência e arte e o mapa como documento histórico, dentre outros. O programa completo pode ser visto no site do Museu Paulista, em www.mp.usp.br.

Ministrado no Auditório do Museu do Ipiranga (Avenida Nazaré, 268), as aulas acontecem de 6 de março a 29 de maio, sempre às terças-feiras, das 9h00 às 13h00. O participante irá receber certificado emitido pela instituição.

Os interessados deverão solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail acadmp@usp.br, anexando também um mini-currículo de até uma página. Após análise curricular, os selecionados receberão a confirmação para participar do curso. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (11) 2065-8075.

Sobre o professor

Jorge Pimentel Cintra é professor do Museu do Ipiranga e da Escola Politécnica da USP, atuando principalmente na Curadoria das Coleções Cartográficas. Doutor em Engenharia Civil e Urbanismo pela USP, tem como principais áreas de pesquisa a história da cartografia no Brasil e São Paulo, cartografia digital e a qualidade em cartografia. Recebeu como distinções por seu trabalho, dentre outras, a Medalha do Mérito Cartográfico da Sociedade Brasileira de Cartografia e o Colar Guilherme de Almeida da Câmara Municipal de São Paulo.

Acompanhe o evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/571387219867610

Programa Completo do Curso:

http://mp.usp.br/sites/default/files/curso_historia_da_cartografia_no_brasil_i.pdf

Fonte: Museu Paulista da USP