Museu do Futebol: visita ao túnel do antigo vestiário do Pacaembu

Celebrando o mês de aniversário do Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Museu do Futebol abre para visitação a área do túnel de um dos antigos vestiários, caminho que os jogadores faziam para acessar o gramado.

Localizado na Sala Osmar Santos, no piso térreo, o túnel nunca foi aberto para visitação desde a abertura do Museu do Futebol.

A experiência inédita permitirá aos visitantes percorrer as instalações originais e chegar até a beira do gramado de um dos estádios mais emblemáticos do país. A cenografia contará com ampliações de fotos históricas do estádio, presentes no acervo do Museu do Futebol.

A visitação acontece até 29 de abril, das 9h às 17h. Em dias de chuva, o espaço poderá ficar fechado por medida de segurança.

Nos fins de semana, durante o período em que o túnel ficar aberto, as visitas guiadas promovidas pelos educadores no Museu do Futebol incluirão também passagens por esse ambiente. Além disso, haverá tours especiais nos dias 28/04 e 29/04, às 11h e às 14h, quando o historiador Sérgio Paz vai se caracterizar como Charles Miller e acompanhar o público em uma viagem especial ao redor do campo e pelo túnel do Pacaembu.

No dia 27/04, o condutor da visita será Roberto Sambi Colotto, arquiteto e guia de turismo com experiência em tours sobre história e arquitetura de São Paulo. A passagem dele pelo túnel será focada na estrutura arquitetônica do próprio estádio. Além do túnel, a visita também acontecerá pelo complexo esportivo: salão nobre, prédio de tênis e ao redor do campo.

Fonte: Museu do Futebol