Museu do Futebol recebe inscrições de trabalho para o 4º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol

O Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol é um evento quadrienal organizado desde 2010 pelo Museu do Futebol.  

O evento tem, uma vez mais, o objetivo de reunir docentes, pesquisadores(as), estudiosos(as) e demais interessados(as) na produção acadêmica sobre futebol no Brasil e no exterior. Além de proporcionar debates e conferências, sua finalidade é colaborar com a difusão de pesquisas tanto de graduação quanto, sobretudo, de pós-graduação, fornecendo condições para que alunos apresentem seus trabalhos e entrem em contato com especialistas de outros centros universitários.  

Diante das efemérides deste ano (bicentenário da Independência e centenário da Semana de Arte Moderna), e da primeira Copa do Mundo de futebol masculino disputada no Oriente Médio, o 4º Simpósio terá abordará a identidade nacional, sob o tema “Às Margens da Memória: o Futebol Nacional entre o Regional e o Global”. A problemática, portanto, será colocada em perspectiva, levando em consideração processos históricos tanto regionais quanto globais.  

Prevista para ocorrer entre os dias 6 e 9 de setembro de 2022, esta edição terá formato híbrido, ou seja, presencial e virtual, com mesas-redondas no Museu do Futebol e no Sesc Pompeia transmitidas via recursos tecnológicos, e com Grupos de Trabalho e e-Pôsteres realizados exclusivamente online. O intuito é ser inclusivo e facilitar a participação de todas e todos das mais variadas regiões do país e do mundo.

As inscrições serão gratuitas a todas as pessoas que preencherem o cadastro como ouvintes. Àquelas que desejarem apresentar seus estudos e pesquisas nos GTs e e-Pôsteres do evento, está prevista taxa de inscrição. Ainda assim, ofereceremos descontos e gratuidades a determinados grupos sociais, tais como: professores da rede pública, estudantes de graduação, pessoas vinculadas a coletivos, negres, LGBTQIAP+, indígenas, quilombolas e pesquisadores estrangeiros de países da África, América Latina e Sul e Sudeste da Ásia. Trabalhos e apresentações em inglês e espanhol também serão aceitos.

Confira a programação e faça a sua inscrição, clicando aqui

FONTE: Museu do Futebol