Museu do Futebol promove palestra sobre Educação Inclusiva

6.oficinaeducacaoinclusiva

No dia 20 de dezembro, terça-feira, às 14h00, Rodrigo Mendes, fundador do Instituto Rodrigo Mendes (irm.org.br), fará palestra sobre Educação Inclusiva. Aqueles que vierem assistir a palestra sobre Educação Inclusiva de Rodrigo Mendes poderão conferir a exposição de fotografias “Portas Abertas para a Inclusão”, também do Instituto Rodrigo Mendes, exposta na primeira sala do Museu. A mostra revela cenas do projeto de mesmo nome conduzido pelo Instituto, em parceria com o UNICEF e a Fundação FC Barcelona, a partir de fotos de Pat Albuquerque capturadas em escolas públicas de 12 capitais brasileiras que receberam o projeto.

Até o final do ano, os visitantes do espaço poderão conferir as camisas de Barbara e Weverton, goleiros olímpicos, a bola de futebol usada nas penalidades do jogo que garantiu o ouro inédito para o Brasil, em 2016, e também a exposição “O Futebol nas Olimpíadas”, que traz, entre outras instalações, cartazes de todas as edições dos Jogos Olímpicos Modernos, um verdadeiro passeio visual pelas formas gráficas em 120 anos de história.

Por conta dos feriados de final de ano, o Museu não abrirá nos dias 24 e 25/12 e 31/12 e 01/01/2017.


Confira a programação completa abaixo.

Palestra
terça-feira, 20/12
Palestra “Educação Inclusiva”
Horário: 14h às 17h
Local: Museu do Futebol – Auditório (Capacidade 174 lugares + 04 cadeirantes)

Descrição: A palestra será ministrada por Rodrigo Mendes, fundador do Instituto Rodrigo Mendes (IRM). O IRM (institutorodrigomendes.org.br) tem a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.
Atividade gratuita e aberta ao público

Exposições Temporárias
“O FUTEBOL NAS OLIMPIADAS”
Horário: horário de funcionamento do Museu
Local: Museu do Futebol
Período de 09/07 a 30/12

Descrição: a exposição reconta a trajetória do torneio olímpico de futebol, presente nos Jogos como modalidade demonstrativa em 1900 e competitiva a partir de 1908, com a participação do torneio feminino somente 88 anos depois. A mostra traz cartazes de todas as edições dos Jogos Olímpicos Modernos, um passeio visual pelas formas gráficas em 120 anos de história, e uma homenagem, na fachada do Estádio do Pacaembu, a 27 atletas olímpicos brasileiros de diversas modalidades.

“PORTAS ABERTAS PARA A INCLUSÃO” – prorrogada até 30/12
Horário: horário de funcionamento do Museu
Local: Museu do Futebol
Período de 04/10 a 30/12

Descrição: a mostra revela cenas do projeto “Portas Abertas para a Inclusão” do Instituto Rodrigo Mendes (irm.org.br) através de imagens da fotógrafa Pat Albuquerque capturadas em escolas públicas de 12 capitais brasileiras que receberam o projeto. Realizado desde 2012 em parceria com o UNICEF e a Fundação FC Barcelona, o projeto tem o objetivo de promover a inclusão de crianças e jovens com deficiência por meio da educação física para que todos joguem juntos, independentemente de suas condições. O “Portas Abertas para a Inclusão” já impactou 260 escolas públicas, 780 educadores e cerca de 60 mil alunos. Além das fotografias, a exposição conta com áudio-guia especial para visitação, material com os recursos em Libras e áudio-descrição, e exibição de 12 vídeos que mostram, na prática, como foram realizadas as atividades em cada escola.

ATENÇÃO: PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES EM RAZÃO DE JOGOS NO ESTÁDIO DO PACAEMBU. CONFIRA OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DIFERENCIADOS DO MUSEU NO SITE: museudofutebol.org.br


 

MUSEU DO FUTEBOL
Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Funcionamento:
Terça a sexta-feira, 9h às 17h (Bilheteria até as 16h).
Sábado, domingo e feriado, 10h às 18h (Bilheteria até as 17h).
Ingressos: R$ 9,00 | Meia-entrada: R$ 4,50 | Entrada gratuita aos sábados.
*Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site www.museudofutebol.org.br.
*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para smartphones ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.

 

Fonte: Museu do Futebol