Museu do Futebol promove em dezembro diversas atividades ligadas ao futebol

Encontro de Colecionadores de Camisas, Figurinhas e Feira de Livros são alguns eventos gratuitos que acontecerão durante este mês

 

O Museu do Futebol – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – promove durante o mês de dezembro diversas atividades ligadas a esse esporte.

Dia 08/12, sábado, o Grupo de Literatura e Memória do Futebol (Memofut) se reúne no auditório Armando Nogueira, das 9h às 13h. O evento recebe a presença especial de Carlos Roberto Bento, mais conhecido como Bizi. O ex-lateral-esquerdo  dedicou 17 anos da sua carreira ao Clube Atlético Juventus-SP, com passagens por Ituano e União de Mogi. Entrada gratuita.

Também no dia 08/12, sábado, das 10h às 17h, é realizado o Encontro de Colecionadores de Figurinhas na área externa do Museu, com exibição de figurinhas históricas e também de álbuns de todos os tempos. Todos podem participar, gratuitamente, só não é permitido o comércio de itens no local.

Dia 11/12, terça – feira, o auditório do Museu recebe o Ciclo de Debates – Dia de Clássico: Torcedores, das 19h às 21h. Torcedores compartilharão suas vivências, preparação para os jogos e emoções nos principais Clássicos. O evento faz parte do ciclo de encontros com técnicos, jogadores, juízes e, neste, torcedores; como parte da programação da exposição “Clássico é Clássico e vice-versa”, em exibição no Museu. A entrada é gratuita.

Por fim, nos dias 15/12 e 16/12, das 9h às 17h, acontece a Feira de Livros sobre Futebol, uma rara oportunidade de ler e encontrar uma vasta e rara literatura sobre o tema. Em parceria com a Livraria Pontes e a Panda Books, serão apresentados títulos sobre Copa do Mundo, clubes nacionais e estrangeiros, biografias e variada literatura do universo futebolístico. Evento gratuito.

Além das atividades com o tema específico do futebol, dezembro reserva outros eventos no Museu do Futebol, como o “Se Joga na Praça”, uma programação intensa de atividades esportivas gratuitas para todas as idades, de 6 a 9 de dezembro, fruto da parceria da Decathlon com o Museu do Futebol. Acontece também à ação Sonhar o Mundo, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Museu participa no dia 15/12 com as atividades educativas “Visita Virtual Muito Além do Futebol em Libras” e “Sarau Poético”.

SERVIÇO

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.
* O Museu normalmente não abre às segundas-feiras.
* O Museu não funcionará nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, 01 de janeiro.
* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.
* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.

Fonte: Museu do Futebol