Museu do Futebol inicia programação especial em ano de Copa do Mundo da FIFA no Brasil

Museu do Futebol

Com o tema do mês, “Seleção dos Sonhos”, o visitante é convidado a conhecer e debater sobre a vida de Diego Maradona e as Seleções Brasileiras de 1982 e de 1970, com um bate- papo com o jogador Dadá Maravilha

O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu – inicia sua programação especial inspirada no Mundial da FIFA no Brasil. Oferece, a partir do mês de fevereiro, uma série de atividades gratuitas para quem gosta de viver, praticar e entender futebol. A cada mês o Museu vai trabalhar com um tema inspirador, em fevereiro será “Seleção dos Sonhos”.

Na quinta, dia 20, às 19h30, – haverá uma palestra no Auditório Armando Nogueira sobre a vida de um dos maiores jogadores da história do futebol, o argentino Diego Maradona. O pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV – RJ), Fernando Trejo, fará uma síntese da história de vida do atleta, ressaltando as glórias e o caso de um jovem talentoso que foi projetado à fama, à indústria do futebol e à gestão de uma carreira. Esse evento é promovido pelo Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área do museu dedicada à produção de conteúdos e divulgação dos acervos sobre futebol.

No sábado, dia 22, das 9h às 12h, o Museu recebe, no Auditório, a turma do “Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol”. O jornalista Celso Unzelte vai contar “Por que a seleção de 1982 foi derrotada?”. Além dele, o jornalista José Oswaldo Quartime comenta sobre a prática do futebol de botão em “Futebol de mesa, história e febre em tempos de Copa do Mundo”.

Ainda no dia 22, no foyer externo do Museu, é realizado o 5 ° Torneio Aberto de Futebol de Botão. Realizado desde o primeiro ano do Museu do Futebol, as disputas acontecem em três categorias: INFANTIL (7 a 15 anos), das 9h às 12h, ADULTO (a partir de 16 anos), das 13h às 17h, e FEDERADO, em período integral. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro pelo e-mail eventos1@museudofutebol.org.br.

No domingo, dia 23, às 15h, também no Auditório, em parceria com a Rádio Estadão, acontece a primeira edição da Rádio no Museu. A plateia poderá acompanhar de perto os comentários dos jogadores Zetti e Basílio ao clássico paulista São Paulo x Santos.

Para encerrar o mês, no dia 25, às 19h30, teremos a 2° edição do Jogo Comentado, no qual convidados comentam jogos clássicos das Copas do Mundo. Em fevereiro, com o tema “Seleção dos Sonhos”, será a vez de Dadá Maravilha e do jornalista Michel Laurent falarem da Copa do Mundo de 1970, considerada a melhor participação do Brasil em Copas do Mundo.

Serviço:
Palestra
Data: 20/02
Horário: 19h30 às 21h
Programação: “Diego Armando Maradona: uma interpretação da sua vida”, por Dr. Fernando Segura MillánTrejo, sociólogo pela l’Ecole dês Hautes Etudes em Sciences Sociales de Paris, e pesquisador filiado ao CIDE, no México, e FGV, no Rio de Janeiro.
Local: Museu do Futebol – Auditório Armando Nogueira
Capacidade: 180 lugares
Gratuito

Palestra
Data: 22/02
Horário: 9h às 12h
Programação: “Por que a seleção de 1982 foi derrotada?”, por Celso Unzelte, jornalista dos canais ESPN e comentarista do Cartão Verde – TV Cultura;
“Futebol de mesa, história e febre em tempos de Copa do Mundo”, por José Oswaldo Quartim Barbosa, jornalista
Parceria: Memofut
Local: Museu do Futebol – Auditório Armando Nogueira
Capacidade: 180 lugares
Gratuito

5° Torneio de Futebol de Botão
Data: 22 /02
Horário: Das 9h às 17h
Onde: Foyer externo
50 vagas – Gratuito
Inscrições até 20/02 através do e-mail: eventos1@museudofutebol.org.br
Informações: 3664-3848 ramal 82

Rádio no Museu
Data: 23/02
Horário: Das 15h às 19h
Local: Museu do Futebol – Auditório Armando Nogueira
Capacidade: 180 lugares
Gratuito

Jogo Comentado
Data: 25/02
Horário: 19h30 às 21h
Programação: Com o tema “seleção dos sonhos” o Jogo Comentado do mês de fevereiro terá a presença de Dadá Maravilha, ex-jogador do Atlético Mineiro e Seleção Brasileira, e que falará sobre sua participação e a campanha do Brasil na Copa de 1970.
Local: Museu do Futebol – Auditório Armando Nogueira
Capacidade: 180 lugares
Gratuito

Horário de funcionamento do Museu: das 9h às 17h (permanência até as 18h)
Conferir horário de funcionamento em dias de jogos no Pacaembu
Quando: terça- feira a domingo
Ingressos: R$ 6 (inteira) /R$ 3 (meia-entrada para estudantes e aposentados maiores de 60 anos mediante comprovação)
*Todas as quintas-feiras a entrada é gratuita

Tel.: (11) 3664-3848
Informações:www.museudofutebol.org.br
Twitter: @museudofutebol
Facebook

Fonte: Museu do Futebol