Museu do Futebol debate a luta das mulheres nos esportes

Aline Pellegrino, Magic Paula e Fofão participam do evento, dia 07 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com a ~dibradoras, realiza debate com atletas brasileiras de destaque no futebol, vôlei e basquete feminino para tratar da participação das mulheres no universo esportivo. O debate intitulado “As Conquistas Delas: a história oculta das mulheres no esporte” acontece no auditório do Museu, dia 07/03, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita.

O objetivo do encontro é celebrar o Dia Internacional da Mulher (08/03) e relembrar as conquistas a partir da trajetória de atletas que tiveram uma atuação fundamental no esporte brasileiro, como  Aline Pellegrino (ex-jogadora de futebol com passagem pela Seleção Brasileira e atual coordenadora do Departamento de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol), Magic Paula (ex-jogadora de basquete e gestora esportiva do Instituto Passe de Mágica) e Fofão (ex-jogadora de vôlei e capitã da Seleção Feminina). As convidadas, medalhistas olímpicas, discorrerão sobre suas trajetórias e as dificuldades das mulheres que desejam ter uma carreira nos esportes. A mediação do evento ficará por conta da equipe Dibradoras, projeto criado há três anos e que realiza a cobertura da participação feminina no esporte.

O evento pretende inspirar mulheres que atuam, ou desejam atuar, como atletas, mas também todas e todos por meio das histórias de superação dessas renomadas atletas brasileiras.

Para participar do debate não é necessário fazer inscrição prévia. O auditório do Museu comporta 178 pessoas (04 lugares para cadeirantes). Para os interessados que não puderem estar presentes, o debate será transmitido ao vivo pelo perfil do Museu do Futebol (https://www.facebook.com/museudofutebol/).

Outra ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher promovida pelo Museu do Futebol é a concessão de gratuidade às mulheres que visitarem o Museu no dia 08/03, quinta-feira.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O Museu conta  com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Ponto Frio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre as ~dibradoras: 

Há três anos, quatro mulheres apaixonadas por esporte se uniram para levar informação de qualidade e angariar adeptos para uma causa: conferir mais atenção, espaço e respeito ao sexo feminino no meio esportivo. Desde então, o canal se dedica a relatar os desafios e as vitórias das atletas brasileiras, a luta das torcedoras pelo seu direito de estar na arquibancada, o trabalho pouco reconhecido das mulheres no jornalismo esportivo, as memórias do passado e consolida-las, de vez, como protagonistas em suas áreas de atuação.

O projeto contempla um site e um podcast semanal, onde a cada programa uma entrevistada fala sobre sua trajetória e ligação com o esporte. O podcast ~dibradoras vai ao ar toda sexta-feira, no site da rádio Central3.

MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Funcionamento:
Terça a sexta-feira: 9h00 às 16h00 (permanência até as 17h00) | Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 17h00 (permanência até as 18h00).
A partir de 06/03: Terça a domingo, 09h00 às 17h00 (permanência até as 18h00).
Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.
* O Museu não abre às segundas-feiras.
* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site museudofutebol.org.br.
* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.

OUTRAS FORMAS DE CONTATO:
Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais.

Para conhecer a programação cultural de todo o Estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura: www.estadodacultura.sp.gov.br

Fonte: Museu do Futebol