Museu do Futebol comemora o “mês da Mulher” com entrada gratuita

Museu do Futebol

O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no estádio do Pacaembu – convida as mulheres para a programação especial do Dia Internacional da Mulher: atividades educativas e gravação de depoimentos para o novo projeto “Futebol da Gente”. De 8 a 31 de março, a entrada é gratuita para as mulheres.

Durante este mês, será realizado a primeira etapa do projeto “Futebol da Gente”, que tem por objetivo captar histórias e fatos sobre futebol contados a partir de pessoas que visitam o Museu. Nos dias 8, 15, 16, 22 e 23, será a vez das mulheres: ao final da exposição, elas poderão gravar os seus testemunhos à equipe de pesquisa do Museu. Os vídeos farão parte do acervo do Museu do Futebol e ficarão disponíveis por meio do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), inclusive na internet.

Uma série de atividades educativas também estão programadas: no dia 08, às 11h, ocorrerá a visita mediada com o tema “Última chamada para a Copa do Mundo”, que aborda o futebol brasileiro a partir dos conteúdos das Copas, tais como a história das taças e as chaves dos grupos. Às 14h, a atividade “Intervenções educativas sobre o Dia Internacional da Mulher” trará uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

No dia 29, às 10h, haverá a 3° edição do Jogo Comentado, com o tema “Mulheres”. O evento contará com a participação da jogadora Formiga, e do treinador René Simões, que atuaram na seleção brasileira de futebol feminino em Olimpíadas e Copas do Mundo.

Além dessa programação convidamos a todos os visitantes a apreciar a presença feminina na Exposição de Longa Duração, tais como fotografias de mulheres com seus trajes luxuosos do século XIX até meados de 1930, na Sala Origens; uma torcedora na arquibancada do Maracanã vibrando e chorando na derrota do Brasil para o Uruguai em 1950, na Sala Rito de Passagem; Tarsila do Amaral e Carmem Miranda, na Sala dos Heróis; e na Sala Números e Curiosidades, um vídeo da jogadora Marta, eleita cinco vezes a melhor do Mundo.

Aproveitando o mês das mulheres, no dia 22 de março, o Museu do Futebol eternizará um gol dessa jogadora, através de um vídeo na Sala dos Gols, comentado pelo locutor esportivo Luciano do Valle.

Sobre o CRFB

Centro de pesquisa que reúne acervo composto por 1.700 livros, mais de 150 referências sobre a prática do futebol na cidade de São Paulo e informações sobre 260 pessoas entrevistadas e 493 instituições, como clubes de futebol profissional, amador e torcidas organizadas.

A entrada é gratuita. Para acessá-lo, o visitante terá de retirar um crachá na bilheteria do Museu do Futebol e tomar o elevador localizado ao lado do Bar do Museu. O visitante que estiver percorrendo a exposição, também poderá visitar o CRFB, que funciona de terça a sábado, das 10h às 17h. O Banco de Dados poderá ser visitado pela página: dados. museudofutebol.org.br

SERVIÇO
“Dia Internacional da Mulher”
Onde: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
A partir de 8 de março. Atividades em dias variados.

*Do dia 8 até 31 de março, entrada gratuita para as mulheres
Horário das atividades: às 11h e às 14h
Preço dos ingressos: R$ 6 (inteira) /R$ 3 (meia-entrada para estudantes, idosos e professores).
Todas as quintas-feiras a entrada é gratuita

* Pessoas com deficiência e seu acompanhante não pagam entrada

*Conferir o horário de funcionamento em dias de jogos no Pacaembu
Tel.: (11) 3664-3848
Informações: www.museudofutebol.org.br
Twitter: @_museudofutebol
Facebook: www.facebook.com/museudofutebol

Fonte:  Museu do Futebol