Museu do Futebol: 3º Encontro do Ciclo Histórias da Várzea

O Museu do Futebol debate o futebol de várzea de São Paulo em seu terceiro e último encontro do ciclo de debates, no dia 25/11, com entrada gratuita. Será abordado o papel das instituições acadêmicas e do Museu na preservação do futebol de várzea e de suas memórias.

Programação:
– O pesquisador Raphael Rajão falará sobre a experiência do inventário do futebol amador realizada em Belo Horizonte (MG) pela Prefeitura Municipal.
– Representantes do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área do Museu do Futebol responsável pelos acervos e pesquisas da instituição, apresentarão o trabalho realizado para a preservação de registros e divulgação do futebol de várzea.
– Os pesquisadores Raphael Piva (USP) e Enrico Spaggiari (USP) contribuirão para o debate.
– O jornalista Diego Viñas mediará uma apresentação sobre a história dos clubes do Complexo Esportivo do Campo de Marte e uma conversa com representantes desses times sobre o passado, presente e futuro dos campos de futebol de várzea da região que ali estão há mais de 60 anos.
– Para encerrar o ciclo em grande estilo, haverá uma apresentação musical com Marco Mattoli, do Clube do Balanço.

O Ciclo “Histórias da Várzea” é uma co-realização do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol em conjunto com a Sociedade dos Clubes Mantenedores do Complexo Esportivo de Lazer e Cidadania do Campo de Marte e conta com apoio do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo. Os eventos anteriores, realizados em 19/09 e 21/10, foram gravados e estão disponíveis no canal do Museu do Futebol no Youtube.

As inscrições deverão ser feitas pelo site: https://goo.gl/uorUHs
O debate será filmado e transmitido ao vivo pelo canal do Museu do Futebol no Youtube.

3º Encontro do “Ciclo Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de São Paulo”
Data: 25/11/2017
Horário: 9h00 às 13h00
Local: Auditório do Museu do Futebol – Praça Charles Miller, S/Nº Estádio do Pacaembu São Paulo, SP. Capacidade do auditório: 174 lugares e 4 lugares para cadeirantes
Inscrições: https://goo.gl/uorUHs
Evento gratuito e aberto ao público.

Fonte: Museu do Futebol