Museu do Café recebe mostra em homenagem aos imigrantes

csm Exposic-a-o-Museu-do-Cafe-Imigrantes-do-Cafe-1 9092f300b0
Foto:Divulgação

Exposição apresenta histórias da imigração para as lavouras cafeeiras do Estado

O Museu do Café, em parceria com o Museu da Imigração, ambas instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura nesta quinta-feira (27) a nova exposição temporária ‘Imigrantes do Café‘. A mostra é fruto de uma curadoria compartilhada com o equipamento cultural da capital e apresenta histórias e memórias da imigração para as lavouras cafeeiras no estado de São Paulo. A cerimônia de inauguração tem início às 19h, com entrada gratuita. A exposição permanece em cartaz até o dia 9 de novembro.

A mostra retrata o cotidiano dos imigrantes desde a chegada ao Brasil pelo Porto de Santos – principal porta de entrada do País -, passando pela Hospedaria de Imigrantes do Brás e suas dependências. Por fim, aborda a ida para as lavouras. Lá, não somente o dia a dia do trabalho será retratado, mas também a vida pessoal desses imigrantes e os costumes que eles trouxeram de seus países para cá.

Ao longo da exposição, os visitantes também terão contato com depoimentos do projeto de História Oral, do acervo do Museu da Imigração, um dos destaques da curadoria. No total serão seis áudios com os testemunhos de imigrantes de diversos países que trabalharam em lavouras de café entre as décadas de 1910 e 1920, logo após chegarem ao Brasil, e sua passagem pela Hospedaria de Imigrantes.

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Abre terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e nos domingos, entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6,00. Estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Informações pelo tel. 3213-1750.

Fonte: A Tribuna