Museu do Café tem inscrições para o Programa de residência artística Santos 2022

Até 29 de abril, é possível se inscrever no Programa de Residência Artística Santos 2022, que terá como resultado o desenvolvimento de uma exposição temporária no Museu do Café, que realiza a ação para celebrar o Bicentenário da Independência e o Centenário do edifício da Bolsa Oficial de Café.

O projeto prevê um processo de elaboração colaborativa, trazendo uma visão atual da sociedade e da cidade em que o museu está inserido e construindo uma perspectiva contemporânea e realista, que atuará como remanescente futuro e se contraporá a construção do discurso da identidade social apresentada nas obras de arte localizadas no mesmo ambiente.

Os artistas da região poderão submeter seus projetos para a elaboração de uma nova obra de arte, que complementará os quadros de Benedicto Calixto, no Salão do Pregão – peças mostram o Porto de Santos em 1822 e 1922. A ideia é que as telas ofereçam uma visão atual de Santos, concluindo mais um intervalo de 100 anos entre os painéis.

A exposição temporária resultante do programa reunirá diferentes perspectivas atuais do município. Há, inclusive, a possibilidade de a pintura vencedora ser reproduzida em maior escala para compor o acervo do museu.

Com três fases, o programa tem início com o chamamento, visando a coleta de propostas dos artistas. Depois, a equipe curatorial fará a análise e avaliação dos conceitos, destacando seis para a segunda etapa. Essa seleção aparecerá no site do museu no dia 10 de maio.

O segundo momento, que começará no dia 16, será o da residência propriamente dita. Os escolhidos receberão a bolsa para produzir os quadros, a qual financiará o material e os equipamentos para a sua realização. Ainda nesse período, que terá duração de um mês, acontecerão duas reuniões com os curadores, para resolução de dúvidas e também algumas das atividades previstas no edital, como conversas com o público e ateliês abertos, em que os visitantes poderão acompanhar a criação das obras.

Por fim, o último estágio focará a preparação da mostra temporária, que está prevista para inaugurar em 27 de julho e ficar em cartaz por 30 dias. Além das obras campeãs, o espaço oferecerá visitas mediadas pelo setor educativo, com a participação dos profissionais que contribuíram com o programa.

Logo em seguida, a comissão julgadora fará a avaliação para definir os vencedores, processo que se desdobrará entre 22 e 26 de agosto. O resultado, divulgando os três primeiros colocados, estará disponível na página oficial do MC, no dia 30.

A iniciativa conta com o apoio da Santos Port Authority, instituição do Ministério de Infraestrutura do Governo Federal que está patrocinando o programa de residência desenvolvido pelo Museu.

Confira o edital na íntegra clicando aqui.

Fonte: Museu do Café