Museu do Café realiza atividades educativas para o público infantil na Semana da Criança

Entre 8 e 12 de outubro, a programação estará recheada de atrações lúdicas e interativas para as crianças que visitarem a instituição

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado de Cultura, desenvolve uma programação voltada ao público infantil para a semana que compreende a data. Entre os dias 8 e 12 de outubro, o Museu terá atividades musicais e artísticas, exibição de filmes, curso mini barista e também uma oficina de confecção de brinquedos. Todas as atividades têm início às 14h e são gratuitas.

Iniciando a programação no dia 8, os visitantes poderão participar da “Violinha de Café”, às 14h. Destinada às crianças de 2 a 6 anos, a ação é composta por canções que abordam o tema do grão, passando pela parte morfológica do café, sua história e também algumas curiosidades. No dia seguinte, no mesmo horário, quem visitar o Museu poderá usar toda a criatividade na oficina “Um dia de Calixto”. Pintando com a borra de café, as crianças (entre 7 e 9 anos) aprenderão mais sobre arte e história, com reproduções baseadas nas obras de Benedicto Calixto, famoso pintor paulista.

Compondo a grade de atrações é a vez do “Cineminha no Museu”. No dia 10, às 14h, pais e filhos terão oportunidade de assistir a um filme infantil durante o passeio no Museu do Café. Na sequência, todos serão convidados a participar de diferentes atividades educativas. Na data que antecede o Dia das Crianças, será realizado o curso de Mini-Barista, das 14h às 16h. Desenvolvido pelo Centro de Preparação de Café, para crianças de 8 a 13 anos, o curso ensina a técnica do “Latte Art” (figuras feitas com leite e espuma na superfície do café) e possibilita uma maior interação com a profissão de barista.

Fechando a programação, o Museu do Café trará especialmente para a data uma oficina de brinquedos, com a artista Alejandra Pinel. A atividade, que acontecerá no dia 12, às 14h, é destinada a crianças a partir de 5 anos e ensinará a confecção de diversos brinquedos que remetem a histórias infantis e contos de fadas, como bonecos de pano, bonecos de cabeça de isopor, chapéus de mágico, coroas de príncipes e princesas e muitos outros itens, sempre estimulando a imaginação.

Todas as atividades são gratuitas e estão limitadas a 30 vagas por dia. As crianças devem estar acompanhadas por um adulto e as inscrições são feiras pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br. O Museu do Café fica localizado à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Entrada gratuita aos domingos durante o ano todo e, em comemoração à Semana de Museus, entrada gratuita também aos sábados durante todo o mês de maio. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço

Programação Semana da Criança

Violinha de Café
Data: 08/10
Horário: 14h às 16h
Público-alvo: crianças de 2 a 6 anos de idade
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro
Preço: Grátis

Um dia de Calixto
Data: 09/10
Horário: 14h às 16h
Público-alvo: crianças de 7 a 9 anos de idade
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro
Preço: Grátis

Cineminha no Museu
Data: 10/10
Horário: 14h às 16h
Público-alvo: crianças de 5 a 9 anos de idade
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro
Preço: Grátis

Curso de Mini-Barista
Data: 11/10
Horário: 14h às 16h
Público-alvo: crianças de 8 a 13 anos de idade
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro
Preço: Grátis

Oficina de confecção de brinquedos
Data: 12/10
Horário: 14h às 17h
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos de idade
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro
Preço: Grátis