Museu do Café proporcionará programação gratuita durante a Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus, iniciativa elaborada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), chega à sua 17ª edição em 2019. Integrando o evento com uma lista de atividades gratuitas, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, oferecerá atrações baseadas no tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições” entre os dias 13 e 19 de maio.

O painel colaborativo “A tradição do café” dará início à ação na Cafeteria, incentivando os visitantes a compartilhem suas memórias e experiências envolvendo a bebida, presente em tantos momentos especiais. Outra forma de contribuir, é escrevendo sobre os costumes e hábitos que o público considera importante deixar de legado para as próximas gerações. Esse painel ficará disponível durante a semana inteira.

Na terça-feira (14), às 15h30, os interessados poderão participar da oficina de conservação de fotografias “Retratos Santistas”. Nessa ocasião, profissionais do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers demonstram maneiras de manter registros pessoais, garantindo sua longevidade.

O “Monte seu Museu – Santos e suas lembranças” é a ação do dia 15, também às 15h30, e apresentará detalhes de carreiras exercidas em instituições museológicas. Quem integrar a turma, desenvolverá a montagem de uma exposição com objetos que tiverem consigo. Para participar dessas duas ações, é necessário garantir uma vaga pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br. A adesão não tem custo.

Finalizando a programação no sábado (18), será realizada a atividade Peneira do Saber. No período da tarde (15h), os educadores proporcionam uma interação voltada às características e curiosidades da cidade de Santos, lançando ao ar bilhetes com informações interessantes e fomentando o diálogo acerca da cultura e história do município.

SERVIÇO:

Programação gratuita comemorativa à 17ª Semana Nacional de Museus

Painel colaborativo “A tradição do café”

De 13 a 19, das 9h às 18h

Local: Cafeteria do Museu

Oficina “Retratos Santistas”

Dia 14, às 15h30

“Monte seu Museu – Santos e suas lembranças”

Dia 15, às 15h30

“Peneira do Saber”

Dia 18, às 15h

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h

Inscrições: inscricao@museudocafe.org.br 

Fonte: Museu do Café