Museu do Café promove oficinas de reciclagem durante a Semana Nacional de Museus

A proposta da 13ª edição do evento é voltada para a sustentabilidade

O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, mais uma vez participa da Semana Nacional de Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e que chega à sua 13ª edição. Baseado no tema “Museus para uma sociedade sustentável”, as atividades são voltadas à reciclagem de materiais e acontecem de 17 a 23 de maio, com entrada gratuita.

A programação idealizada pelo Museu do Café tem início no dia 19, às 15h, com o “Musicando com Café”, ação para crianças de 7 a 12 anos. Na atração, os participantes criam instrumentos musicais usando materiais recicláveis e, após a confecção, os jovens aprendem diversas músicas ligadas ao tema e tocam junto com os educadores da instituição. O “Musicando com café” acontece novamente no dia 21, no mesmo horário. Já no dia 20, o setor Educativo traz o “ReciclArte”, atividade que estimula a relação com as artes visuais e a temática do café. Os participantes utilizam papel reciclado para a confecção de desenhos usando giz de cera e tinta guache. A atração também é direcionada a crianças de 7 a 12 anos, com início marcado para às 15h. Para participar de ambas as ações, os interessados devem se inscrever pelo e-mail agendavisitas@museudocafe.org.br.

Fechando a programação, no dia 23 o Museu do Café traz a artesã Rosely Ferraiol para a oficina “Arte com Filtro de Café”. Na atividade, que acontece às 14h e tem duas horas de duração, Rosely ensina os participantes a reciclar filtros de café usados para enfeitar itens diversos, como garrafas de vidro, por exemplo. A artista é conhecida por já ter sido uma das apresentadoras do Canal Bem Simples, da FOX, e por ter conquistado diversos prêmios devido à sua ação com filtros reciclados, como o “Prêmio SEBRAE Mulheres de Negócios 2012”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail museudocafe@museudocafe.org.br e não há restrição de idade.

Todas as atividades contam com 20 vagas cada e são gratuitas. O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

 

convite-semana-nacional-de-museus
Serviço
13ª Semana Nacional de Museus

Musicando com Café
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP
Data: 19 e 21/05
Horário: 15h
Vagas: 20 | Inscrições: agendavisitas@museudocafe.org.br
Preço: Grátis

ReciclArte
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP
Data: 20/05
Horário: 15h
Vagas: 20 | Inscrições: agendavisitas@museudocafe.org.br
Preço: Grátis

Oficina “Arte com Filtro de Café”
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP
Data: 23/05
Horário: 14h
Vagas: 20 | Inscrições: museudocafe@museudocafe.org.br
Preço: Grátis