Museu do Café prepara atividades para férias escolares

A programação gratuita, voltada ao público infanto-juvenil, acontece durante o mês de julho e conta com atividades educativas e contação de histórias

Neste mês de julho, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, prepara uma programação especial para aqueles que querem aproveitar as férias escolares e conhecer um pouco da história do café e da importância que o produto tem no País. As atividades contemplam projetos musicais e educativos do Museu e o espetáculo “Recontando”, com contações de histórias para crianças entre 4 e 10 anos, apresentadas pelo ator Alexandre Camilo.

O espetáculo “Recontando” é uma parceria com o Instituto Cultural Vasco Carmano Gonçalves, e é formado por três contos que remetem à história do café: “A lenda do Café”, “O Barão e o Menino Benedito” e “Uma Viagem na História”. Os três momentos do espetáculo abordam desde o descobrimento do fruto do café, passando pela fase áurea do período cafeeiro no Brasil, chegando à valorização e importância da preservação do patrimônio histórico.

Após a contação de histórias, os presentes serão convidados a participar de uma oficina de confecção de corações para a “Ação do Coração”, que acontecerá no dia 02 de agosto nas cidades de Santos, Santa Maria (RS) e Recife (PE). As apresentações acontecem todas as sextas-feiras do mês de julho (5, 12,19 e 26), sempre às 14 horas, com entrada gratuita.

As atividades do Museu do Café trazem ainda muita música e oficinas voltadas para a descoberta e conhecimento do grão. Nos dias 3 e 10 de julho será realizado o “Violinha de Café”, projeto voltado para crianças de 2 a 6 anos, que ensina coreografias com a temática do café. No dia 17, o “Musicando com Café” apresenta uma oficina de instrumentos musicais confeccionados com material reciclado para crianças de 7 a 13 anos de idade.

Continuando a programação especial de férias, nos dias 24 e 31 de julho acontece a oficina artística “Um dia de Calixto”, que ensinará crianças de 7 a 13 anos a pintar desenhos relativos às obras de Benedicto Calixto, utilizando borra de café. No dia 27 haverá a “Visita Curiosa”, um passeio desenvolvido também para crianças da mesma faixa etária, no qual o educador apresenta diversas curiosidades sobre o Edifício da Bolsa Oficial de Café.

O Museu do Café fica localizado à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço
Programação de Férias

Espetáculo “Recontando”
Datas: 05, 12, 19 e 26/07
Horário: 14h às 16h
Público-alvo: 4 a 10 anos
Local: Museu do Café
Preço: Grátis

Violinha de Café
Datas: 03 e 10/07
Horário: 14h às 15h30
Público-alvo: 2 a 6 anos
Local: Museu do Café
Preço: Grátis

Musicando com café
Data: 17/07
Horário: 14h às 15h30
Público-alvo: 7 a 13 anos
Local: Museu do Café
Preço: Grátis

Um dia de Calixto
Data: 24 a 31/07
Horário: 14h às 15h30
Público-alvo: 7 a 13 anos
Local: Museu do Café
Preço: Grátis

Visita Curiosa
Data: 27/07
Horário: 14h às 15h30
Público-alvo: 7 a 13 anos
Local: Museu do Café
Preço: Grátis