Museu do Café oferece programação em comemoração ao dia da Consciência Negra

As atividades envolvem contação de histórias, oficina, apresentação de capoeira e palestras com temas da cultura africana 
 
Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, desenvolveu uma programação especial com elementos da cultura africana. As atividades oferecem contação de histórias, oficina de bonecas, apresentação de capoeira e palestras. A programação ocorre na última semana de novembro, é gratuita e para públicos de todas as idades.
 
Os eventos têm início no dia 19 de novembro, às 15h, com a apresentação “A viagem da Abayomi”. A atriz Alejandra Pinel conta a história de Zabelê, uma pequena garota que se perde dos pais após desembarcar de um navio negreiro no Brasil, com sua boneca feita de retalhos, Abayomi. Logo após a contação de história, alguns nós feitos de retalhos de roupas viram bonecas Abayomis, na oficina que ensina também a transformar esses pedaços de pano em broches, brincos, brinquedos e o que mais a imaginação desejar. A duração total das atividades será de uma hora e meia. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (13) 3213-1750.
 
No dia 20, o Salão do Pregão se transforma em uma roda de capoeira com o grupo do Mestre Cícero.  A apresentação, que promete agitar os presentes, acontece partir das 15h, e é um projeto desenvolvido para a inclusão de pessoas em vulnerabilidade social e deficientes.
 
No dia seguinte (21), às 14h, o professor Paulo Campbell exibirá o documentário “O Atlântico Negro: Na rota dos Orixás” e fará uma explanação sobre o assunto. Fechando a programação, no dia 24, às 14h, a professora Rosa Maria Valente Fernandes ministrará uma palestra sobre o tema “Novos rumos da literatura africana”.
 
Todas as atividades são gratuitas e acontecerão no Museu do Café, localizado à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
 
Serviço:
Programação Consciência Negra
 
Contação de Histórias e Oficina de Bonecas
Data: 19 de novembro
Horário: 15h
Vagas: 20
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Santos – SP
Preço: Grátis
 
Apresentação de Capoeira
Data: 20 de novembro
Horário: 15h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Santos – SP
Preço: Grátis
 
Exibição de documentário “O Atlântico Negro: Na rota dos Orixás” 
Data: 21 de novembro
Horário: 14h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Santos – SP
Preço: Grátis
 
Palestra “Novos rumos da literatura africana”
Data: 24 de novembro
Horário: 14h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Santos – SP
Preço: Grátis
 
Fonte: Museu do Café