Museu do Café leva atividade educativa para o Shopping Frei Caneca

Mostra itinerante sobre a morfologia do café e programação interativa fazem parte das atrações

O Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Shopping Frei Caneca, localizado na cidade de São Paulo, prepara uma nova edição do projeto “Museu do Café vai ao shopping”. Dessa vez, a instituição sobe a serra rumo à capital com a bagagem cheia, levando a mostra itinerante “Conhecendo o café”, peças do acervo, dois jogos educativos, atividade musical para as crianças e também o “Dica do Barista”, projeto voltado para adultos. A programação terá início no dia 14 de fevereiro, com a inauguração da exposição, e vai até o dia 5 de março.

A mostra “Conhecendo o Café” trata de toda a parte morfológica do cafeeiro. Por meio de oito banners contendo textos e fotos, a exposição explica a estrutura e formação da planta, as fases de crescimento, floração e frutificação, resultando em uma mostra bastante didática e científica. Além disso, um painel giratório que ilustra todas as partes de uma planta de café, também faz parte do conteúdo. Nessa atividade, o público deve girar o painel até colocá-lo na ordem correta, formando, assim, o quebra-cabeça. O “Jogo da Fazenda”, cujo participante deve identificar qual a sequência de atividades que ocorrem em uma fazenda de café, é outra atividade que o Museu leva para o shopping.

A programação prossegue com os projetos “Violinha de Café” e “Dica do Barista”, que acontecerão simultaneamente no dia 15, às 16h. O primeiro é uma atividade lúdica com música e coreografia para as crianças com idade entre 3 e 10 anos. Tem como objetivo estimular o conhecimento sobre a morfologia do café e curiosidades sobre a bebida, e acontecerá no Espaço Kids do shopping. O segundo é uma apresentação voltada para adultos, que leva aos participantes as principais dicas e os diferentes modos de como preparar um bom café em casa, e acontecerá no primeiro piso do shopping.

Completando a programação, haverá também um painel educativo em formato de xícara para que o público possa interagir. A frase “O que o café te faz lembrar?” instiga o observador a refletir e escrever em papéis coloridos suas lembranças relacionadas ao grão e fixá-los no painel. Além disso, um torrador, um moedor e latas de prova – que fazem parte do acervo do Museu do Café – também estarão expostos.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Entre os meses de novembro a março, seu horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br

Serviço
Museu do Café vai ao shopping

Mostra “Conhecendo o café”
Data: 14/02 a 05/03
Local: Shopping Frei Caneca (1º piso)
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h; Domingos e feriados das 12h às 22h
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação
Preço: Grátis

Violinha de Café
Data: 15/02
Local: Shopping Frei Caneca (Espaço Kids)
Horário: 16h
Faixa etária: Crianças de 3 a 10 anos de idade
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação
Preço: Grátis

Dica do Barista
Data: 15/02
Local: Shopping Frei Caneca (1º piso)
Horário: 16h
Faixa etária: Adultos
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação
Preço: Grátis

Fonte: Museu do Café