Museu do Café inaugura a exposição temporária Mundo em Rede: as telecomunicações e o café

A mostra incentiva a reflexão sobre a influência dos meios de comunicação no setor cafeeiro e nas relações pessoais

A importância das telecomunicações para o comércio do grão se reflete no acervo do Museu do Café. Na coleção desse patrimônio santista, estão teleimpressores, telefones, rádios, fax e livros de códigos telegráficos, itens que irão compor a nova exposição temporária “Mundo em Rede: as telecomunicações e o café”. A inauguração acontecerá por meio de uma live no Instagram, no dia 16 de dezembro, às 17h, e a visitação presencial poderá ser realizada a partir do dia 17.

Partindo de um projeto de pesquisa ligado a esta temática, foram cruzadas informações presentes em depoimentos de História Oral, pesquisa de acervo e informações bibliográficas e documentais. Com isso, buscou-se entender como Santos formava um importante centro de informações que congregava representantes do interior e exterior.

O acesso à informação e a agilidade na comunicação entre as zonas produtoras dos centros comerciais e os portos era determinante no Brasil, tendo em vista os preços do mercado, que eram bastante sensíveis a fatores externos. Para acelerar o contato, incorporava-se cada avanço tecnológico disponível, como telegrafia, telefonia, rádiotransmissão, telex, telefax, microcomputadores, telefonia móvel, internet, adaptando a própria forma de negociação.

Os objetos responsáveis por troca de informação foram importantes ferramentas para corretores, comissárias e exportadores, sendo, assim, uma parte relevante na história do café e no desenvolvimento do setor – motivo pelo qual o tema será levado aos visitantes. A intenção é estimular uma reflexão sobre como as transformações nos meios de comunicação influenciaram – e ainda influenciam – não só o comércio do café, mas nossas próprias relações pessoais.

Público virtual também conhecerá a exposição

Para celebrar a inauguração na quarta-feira (16h), o setor educativo do Museu realizará uma visita mediada on-line no espaço expositivo, levando conteúdo aprofundado durante transmissão ao vivo no Instagram (17h).

Já no dia 17, acontecerá outro bate-papo, dessa vez abordando as etapas por trás do desenvolvimento desse trabalho, desde o processo de definição da temática, realização de pesquisa e definição do discurso curatorial, até a concepção do espaço e idealização da mediação. A ação ocorrerá no Youtube, também às 17h.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Fonte: Museu do Café