Museu do Café celebra o Dia Nacional do Café com harmonizações e degustações gratuitas

No dia 24, os visitantes poderão provar harmonizações dos mais variados tipos de cafés. No dia seguinte, é a vez das degustações de bebidas e pratos preparados com o grão

 d30231

 

(Fachada do Museu do Café de Santos (SP) / Divulgação: Governo do Estado de São Paulo)

 

Bastante presente nos lares dos brasileiros, o café é uma das bebidas mais consumidas no país, levando o Brasil ao posto de segunda nação que mais consome o produto em todo o mundo. Desde 2005, devido a essa presença e importância da bebida, foi instituído o dia 24 de maio como o Dia Nacional do Café. No Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, as celebrações contarão com harmonizações exclusivas de diferentes tipos de cafés e degustações gratuitas de pratos feitos à base do grão, ressaltando o sabor e aroma característicos do fruto.

No dia 24, os visitantes do Museu poderão, a partir das 11h30, degustar harmonizações de variados tipos de café, extraídos de modos diferentes e acompanhados de mini tortinhas, que irão realçar os sabores. As combinações e variações de cafés e doces mudarão a cada horário, oferecendo a possibilidade para o público experimentar diversas combinações.

No dia seguinte, as comemorações pelo Dia Nacional do Café trazem ao Museu o renomado chef André Ahn, do Restaurante Guaió, e também o barista Rogério Rabbit. Juntos, os dois oferecerão degustações de pratos e drinks feitos à base de café. O chef André Ahn apresentará quatro pratos e o barista Rabbit servirá três drinks especialmente preparados para a ocasião.

Virada Cultural – Para comemorar a Virada Cultural Paulista, que acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, o Museu do Café oferece duas monitorias especiais. Para os adultos, “Um olhar em perspectiva”, e para as crianças e adolescentes, a “Visita Curiosa”. Ambas acontecem no dia 25, às 19 horas.

Além disso, O Museu também traz, no dia 25, os artistas Paulo von Poser e Cláudia Braga para uma Oficina de Cartões Postais. A atividade também acontecerá às 19 horas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br ou pelo telefone (13) 3213-1750.

Já no dia 26, quem marca presença e promete agitar os visitantes do Museu é o Rancho Folclórico Portuguesa Santista. O grupo, que é composto por diversos músicos e dançarinos, se apresenta a partir das 15h trazendo o melhor da cultura portuguesa. Todas as atividades são gratuitas.

O Museu do Café fica localizado à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Entrada gratuita aos domingos durante o ano todo e, em comemoração à Semana de Museus, entrada gratuita também aos sábados durante todo o mês de maio. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço
Programação “Dia Nacional do Café”
Harmonização de cafés e doces
Data: 24/05

Horários:
11h30 e 14h30
Tipo de café: Chapadão do Ferro
Tipo de extração: coado
Harmonização com mini tortinhas de chocolate

12h30 e 15h30
Tipo de café: Café Alta Mogiana
Tipo de extração: french press – francesinha (café prensado)
Harmonização com mini tortinhas de doce de leite

13h30 e 16h30
Tipo de café: Café Sul de Minas
Tipo de extração: italiana (café fervido)
Harmonização com mini tortinhas de limão

Local: Cafeteria do Museu
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro
Preço: Grátis

Degustações de pratos e bebidas à base de café

Data: 25/05
Horário: 15h
Local: Cafeteria do Museu
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro
Preço: Grátis

Programação Virada Cultural Paulista

Monitorias especiais – “Um olhar em perspectiva” e “Visita Curiosa”

Data: 25/05
Horário: 19h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro
Preço: Grátis

Oficina de Cartões Postais

Data: 25/05
Horário: 19h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro
Preço: Grátis

Apresentação Rancho Folclórico Portuguesa Santista

Data: 26/05
Horário: 15h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro
Preço: Grátis