Museu do Café celebra Dia Internacional do Café com harmonizações e música

Degustação de combinações de cafés e apresentação da Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar marcam as comemorações para a data

O Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, prepara uma programação para comemorar o Dia Internacional do Café, no próximo dia 14. As atividades compreendem uma harmonização de cafés e doces na Praça Mauá, no Centro de Santos, e apresentação da Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar, no Museu. Ambas as ações são gratuitas e abertas ao público.

As atividades começam no dia 14, às 12h, com a harmonização de cafés e doces na Praça Mauá. A ação visa desenvolver a percepção sensorial das pessoas quanto aos sabores de três diferentes tipos de cafés combinados com três tipos de doces. Todos os cafés serão preparados na hora e, na sequência, os presentes poderão provar os doces compatíveis com o tipo de café. Ao mesmo tempo, um barista do Museu explicará sobre as características de cada grão e os distintos modos de preparo.

O café Chapadão do Ferro, da região do Cerrado de Minas Gerais, será extraído no método french press (francesinha – café prensado) e harmonizado com pedaços de bolo tiramisù, realçando a incidência do gosto do chocolate amargo. Já o café Alta Mogiana, de São Paulo, será extraído no método clever (café filtrado por infusão) e harmonizado com carolinas de chocolate, o que realçará o gosto do chocolate. Por fim, o barista irá preparar o Café Sul de Minas, também de Minas Gerais, utilizando o método Hario (café filtrado de maneira simples), e harmonizará com carolinas de limão, para que o público sinta o gosto cítrico do limão de maneira mais acentuada.

Compondo a programação, no dia 17, o Museu do Café recebe a Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar para uma apresentação às 16h. A orquestra é formada por um grupo de 30 jovens com idades entre 12 e 21 anos que participam dos projetos de aprendizado musical do Instituto GPA voltados a crianças da Baixada Santista. Com regência de Daniel Misiuk e direção artística de Renata Jaffé, o repertório da orquestra é baseado em músicas nacionais e internacionais, indo desde a música clássica, passando por rock e até música popular brasileira.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço
Programação Dia Internacional do Café

Harmonização de cafés e doces
Data: 14/04
Local: Praça Mauá – Centro
Horário: das 12h às 14h
Preço: Grátis

Apresentação Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar
Data: 17/04
Local: Museu do Café
Horário: 16h
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro
Preço: Grátis

 Fonte:  Museu do Café