Museu de São Caetano apresenta retratos de famílias dos séculos 19 e 20

A nova exposição do Museu Histórico Municipal (R. Maximiliano Lorenzini, 122 – Bairro da Fundação) traz ao público Retratos Antigos de Família, um costume já difundido entre os séculos 19 e 20, a partir da próxima terça-feira (19/1).

Era comum serem retratados casais idosos, noivos e até mesmo famílias inteiras. Tratava-se de um evento com data e hora marcadas, que exigia a melhor vestimenta de seus personagens. Com o passar do tempo, esta prática foi se extinguindo, assim, não se fizeram mais retratos e pôsteres e, lentamente, as pessoas acabaram se desfazendo do que já possuíam. Muitos foram doados a museus, para serem preservados.

Por isso, para esta exposição foram selecionados 50 retratos do acervo do Museu Municipal, que mostram a realidade, hábitos e costumes de épocas passadas, além de outros objetos relacionados ao tema. A visitação é livre e gratuita, e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4229-1988.

foto 1 Museu de SãoCaetano1
Foto: Um dos 50 retratos que estarão expostos na mostra Retratos Antigos de Família (Divulgação)