Museu de Arte Sacra recebe “Festa do Divino Espírito Santo”

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes será tema pelo quarto ano consecutivo de evento no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), unidade da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A visitação poderá ser feita a partir das 8h30, com a festa tendo início às 10h00.

O público terá uma pequena mostra desta, que é uma das festividades mais tradicionais de Mogi das Cruzes e uma das mais antigas do Brasil, com mais de 400 anos de realização. Neste ano, a Festa do Divino em Mogi ocorrerá de 10 a 20 de maio, sob a temática “Divino Espírito Santo iluminai a juventude e concedei-nos vossa paz”. Os festeiros são: Wilamis Roberto Chaudar Santana e Sandra Alves de Siqueira Chaudar Santana e os capitães de mastro são: Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido.

No Museu de Arte Sacra, a atração ocorrerá toda na parte da manhã, já a partir das 10h00, quando os visitantes serão recepcionados com um saboroso café caipira, acompanhado do tortinho (bolinho caipira de carne em formato de meia lua feito à base de farinha de milho branca e farinha de mandioca).

Já na sequência, haverá a encenação da chegada dos festeiros e capitães de mastro a um subimpério. O evento contará, ainda, com a participação das rezadeiras, que farão a reza de um trecho da Coroa do Divino, e de um padre. O público presenciará, também, o levantamento do mastro.

Haverá um grupo de Congada e a Folia do Divino Orquestra de Viola de Mogi das Cruzes também serão as atrações do dia. Na oportunidade, serão expostas peças do Museu do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes “Professora Amália Thereza Manna de Deus” e das Bandeiras dos Festeiros.

SERVIÇO

Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz| Metrô Tiradentes
Horário: 10h00
Dia: 03 de fevereiro de 2018 (sábado)
Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43
Evento gratuito.

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo