Museu de Arte Sacra promove curso sobre patrimônio em Iguape (SP)

notas11585

O Museu de Arte Sacra de São Paulo promove, nos dias 14 e 15/05/16, o curso in loco “Conservação do Patrimônio Histórico”, em Iguape (SP). Ministrado pelo Dr. Roberto Coelho Barreiro Filho, a atividade aborda temas de conservação de sítios arqueológicos, como o sítio de arquiteturas de Iguape, cidade no litoral sul paulista fundada em 1538 que abriga conjunto histórico e paisagístico tombado pelo Iphan, em 2011. É um patrimônio que apresenta diversas características formais do urbanismo português.

O centro histórico é o primeiro conjunto urbano do Estado de São Paulo a ser protegido pelo Iphan, como Paisagem Cultural. A cidade está localizada entre marcos geográficos importantes da região, como o Morro da Espia, o Canal do Valo Grande e o braço de mar chamado Mar Pequeno.

Iguape sofreu poucas alterações até ao início do século XX e possui o maior casario colonial preservado do Estado de São Paulo, com diversas casas, casarões e igrejas em vielas estreitas de paralelepípedos. Ricas em detalhes e em técnicas empregadas, como a taipa francesa e a de pilão, as edificações datam da época da mineração do ouro e da cultura do arroz, entre os séculos XVI e XIX, período em que foi construída a Casa de Fundição e quando a cidade viveu o auge de seu desenvolvimento econômico. A viagem contempla passagem hospedagem e visitas a Igreja Matriz e Museu de Arte Sacra, ao Sitio Arqueológico arquitetônico da cidade, ao Conjunto industrial, ao Canal do Mar Pequeno, aos museus da cidade e aos locais históricos das batalhas entre portugueses e espanhóis. Valor R$ 680,00, inscrições no e-mail: mfatima@museuartesacra.org.br

Fonte: Museu de Arte Sacra