Museu de Arte Sacra lança livro sobre importância da imagem

O Museu de Arte Sacra de São Paulo convida para o lançamento do livro “Imagem: Reflexo do Mundo e do Homem? Questões acerca de iconologia, iconografia e iconofotologia”, organizado pelo professor Jack Brandão. O evento ocorre dia 25 de outubro, às 16h30.

Para complementar o encontro, o especialista ministrará a palestra “A questão da imagem. Eikón, eidolon e imago: objetos de poder”. Segundo ele, quando hoje nos vemos cercados por uma infinidade de imagens, não nos damos conta de seu poder sobre nós; pelo contrário, acreditamos ser seus senhores e que impomos nossa vontade e nossos desejos sobre elas.

“Claro está que, ao pensarmos assim, agimos de modo infantil, pois não se pode negar o óbvio: somos tão vulneráveis a elas como eram os povos ditos primitivos, antes mesmo do apogeu das grandes civilizações.”

“Talvez haja sim uma grande diferença entre nós e nossos predecessores e essa não é apenas a propagação sem limites das imagens como se verifica hoje – em meio a um sem número de mídias que temos à disposição –, mas o fato de sempre lutarmos contra elas, não admitindo nossa sujeição e, pior, não acreditando nela.”

“Ao agirmos assim, esquecemo-nos de sua capacidade particular de mediação, a qual controla a percepção que temos do mundo; levando-nos, por exemplo, a enxergar, ou não, este ou aquele objeto; ou a enxergá-lo como querem seus propagadores.”

Jack Brandão é coordenador do GP CONDESIM-FOTÓS DGP/CAPES – UNISA/SP.

SERVIÇO

Data: 25 de outubro de 2017
Horário: 16h30
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo