Museu de Arte Sacra: inscrições para curso sobre a simbologia do sangue nas imagens

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para o curso “Sangue: Simbologias no Contexto da Imagem”. As aulas são online e ao vivo, pela plataforma MAS Educação e ocorrem dias 6, 13, 20 e 27 de maio (sextas-feiras), das 16h às 18h.

É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

Apresentação

O sangue é mais do que uma solução fluida de células, plaquetas e plasma. É um símbolo para as preocupações humanas mais básicas – vida, morte e família encontram expressão em rituais que envolvem tudo, desde a menstruação até o sacrifício humano. O curso pretende apresentar uma introdução acerca da poética do sangue em seu universo imagético: pinturas, esculturas, cinema, artes gráficas e imagens devocionais. A metodologia será interdisciplinar, apresentando reflexões dos campos da História da Arte, Antropologia cultural e estética.  Desta forma, será possível realizar análises nos mais variados suportes, desde Carrie, a Estranha, até a presença do sangue nas práticas religiosas.

Cronograma

Dia 06 de maio de 2022

AULA 1 – o assombro da descoberta de uma cor: vermelho

Dia 13 de maio de 2022

AULA 2 – o universo simbólico do sangue

Dia 20 de maio de 2022

AULA 3 – bênçãos e maldições

Dia 27 de maio de 2022

AULA 4 – sangramentos contemporâneos

Professora

Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Público

O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

SERVIÇO

Curso “Sangue: Simbologias no Contexto da Imagem”

Período:  06, 13, 20 e 27 de maio de 2022 (sextas-feiras)

Horário:  Das 16 às 18 horas

Valor: R$ 190,00 à vista

Carga horária: 08 horas

Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo