MUSEU DE ARTE SACRA DE SP LANÇA LIVRO COMEMORATIVO AOS 50 ANOS DE CUIDADOS COM O PATRIMÔNIO PAULISTA

A história da defesa, proteção, valorização e divulgação do patrimônio cultural no Estado de São Paulo.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP), dando sequência aos eventos comemorativas do seu Jubileu de Ouro – a ser completado em Junho de 2020 – lança o livro “CONDEPHAAT 50 anos – Registros de uma trajetória”, coordenada por Ana Luiza Martins. Esse livro comemorativo traduz, em registro de História e Memória, um desejo de apropriação pela sociedade da, já longa trajetória, da instituição. 

A conquista de 50 anos de atuação do órgão oficial de preservação dos patrimônios históricos, arqueológicos, artísticos e turísticos do Estado de São Paulo é celebrada com registros verídicos dos bons momentos e dos difíceis também. Nas palavras da organizadora, “a trajetória do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) condensa e ilustra a representação de tempos diversos. Um primeiro período marcado inicialmente pela visão conservadora da noção de Patrimônio e restrita a seus difíceis anos inaugurais; de muito ensaio e erro;  o segundo, presidido pelo trato arquitetônico do bem cultural inserido no tecido urbano; um terceiro, pautado por maior protagonismo no quadro da abertura política, com respaldo das Cartas Internacionais, renovação de critérios e práticas de vanguarda; por fim, um quarto, período voltado para a difícil tarefa de consolidar conquistas e planejar o futuro”.

Os temas foram agrupados em sete capítulos para um melhor entendimento da importância e da seriedade das ações desenvolvidas pela instituição. São eles: Tempos de luta – a implantação 1968-1975; Ampliando a seleção 1975-1982; Construindo a abertura: memórias reveladas 1983-1991; Em busca de soluções 1991-1998; Novo milênio: Patrimônio ampliado 1999-2006; Atuando nas políticas urbanas 2007-2014 e Aperfeiçoando e consolidando a tarefa de preservar 2015-2018.

A riqueza e os detalhes contidos nos documentos preservados no Centro de Documentação, permitiu a utilização de dados e imagens inéditas e testemunhais da história do órgão e do estado.

A instituição se construiu protagonizando o esforço pela preservação do patrimônio cultural do Estado, voltada não só para a pesquisa, identificação e seleção de seus bens culturais, mas inserida com a formação de metodologias renovadas da área e com a formação de várias gerações envolvidas com as práticas da preservação do Patrimônio Cultural, em amplo espectro.  Preservação de Patrimônio e bens imateriais de uma cultura tão rica como a paulista inclui ações mais específicas do que apenas arquivo de documentação. Nas ações do CONDEPHAAT nesse meio século de existência, também há de se destacar sua participação no campo do restauro qualificado de bens arquitetônicos, desenhando paisagens culturais de fruição estética e funcional. Como órgão difusor de informação e história, também realiza Seminários, Simpósios e Mesas Redondas sobre preservação e produção bibliográfica sobre o tema.

“Esperemos que a leitura contribua para maior conhecimento do percurso da instituição cinquentenária e, sobretudo, possibilite o exercício da crítica, com vistas ao aprimoramento da atuação do órgão e ao maior envolvimento da sociedade com a prática de preservação”, diz Ana Luiza Martins.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do livro “CONDEPHAAT 50 anos”

Organizadora: Ana Luiza Martins

Data: 09 de dezembro, segunda-feira, às 11h.

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (estação Tiradentes do Metrô)

Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas

Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 17h | Presépio Napolitano: das 10 às 11h, e das 14h às 15h

Ingresso: R$ 6 (Inteira) | R$ 3 (Meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados

Livro:

CONDEPHAAT 50 ANOS

Número de páginas: 224

Formato: 23 x 30 cm

Preço: a publicação não possui valor de venda