Museu de Arte Sacra de São Paulo tem inscrições para curso sobre conservação e restauração de templos religiosos

O Museu de Arte Sacra  está com inscrições para o curso “Conservação e restauração de templos religiosos e seus elementos mistos: conceitos artísticos, físicos e científicos”, que será realizado a partir de 17 de agosto, com duas aulas mensais até dezembro.

Com carga horária de 64 horas e 30 vagas, o curso terá duas aulas mensais (sábado e domingo), nos dias 17 e 18 de agosto, 28 e 29 de setembro, 23 e 24 de novembro e 14 e 15 de dezembro, das 9h às 17h.

A atividade foi pensada para introduzir os profissionais interessados, nos conhecimentos decorativos, científicos e técnicas aplicadas, no desenrolar histórico da produção artística que envolve a memória patrimonial, com olhar para os elementos mistos e coexistentes nas decorações religiosas, dos templos construídos em diversas linguagens, que permeiam o cotidiano urbano, incluindo visitação e participação em alguns projetos de Conservação e Restauração em andamento.

A proposta didática tem como ponto de partida o reconhecimento de uma obra na linha do tempo, identificando a sua materialidade, em experiência imersiva nos processos criativos do artista ou companhias artísticas, reconhecendo de forma prática as formas elementares e as diversas técnicas empregadas da erudição a contemporaneidade. Serão estudados e reconhecidos os materiais empregados e sua evolução ao longo dos séculos.

Um dos objetivos é fomentar a capacitação dos alunos para o reconhecimento das técnicas, em sua ambiência, na obra original e seu processo de fatura pelas abordagens cenográficas utilizadas e materiais empregados para a realização artística da época construtiva.

O aluno também fará reflexões por meio da fundamentação teórica, dos diversos representantes das Teorias da Conservação e Restauração, que regem nossas ações como profissionais da área e sua multidisciplinaridade. Essa proposta pedagógica se transforma à medida que os contatos com conhecimentos necessários às práticas artísticas propõem diálogos com as obras produzidas por meio da observação do Templo Religioso da Capela de Nossa Senhora da Luz, presente no complexo das instalações do Museu de Arte Sacra de São Paulo e de outros templos religiosos do estado de São Paulo que se colocam parceiros. Capacita-se, desta maneira, o aluno para a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em conjunto com a estética e a poética de cada autor, nas áreas do conhecimento técnico/artístico e da Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural.

O curso tem como público-alvo museólogos, conservadores restauradores, arquitetos, engenheiros civis, artistas visuais, decoradores, arte educadores, historiadores e demais interessados no tema.

Docente
Professora especialista Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso, é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Strictu Senso em TICs na educação, Pós-Graduada Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduada em Pedagogia e Artes Plásticas, especialista técnica em Conservação e Restauração de Arte Sacra. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de Belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ e extensão artística na Universidade de Évora (Portugal). Atualmente, é professora especialista no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como conservadora e restauradora de obras de arte, especializada em Arte Sacra, na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio atelier. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Observando a linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TICs e também a educação especial. Direciona, atualmente, sua construção monográfica no mestrado em fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.

SERVIÇO

Curso “Conservação e restauração de templos religiosos e seus elementos mistos: conceitos artísticos, físicos e científicos”

Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br

Aulas: dias 17 e 18 de agosto, 28 e 29 de setembro, 23 e 24 de novembro e
14 e 15 de dezembro

Horário: das 9 às 17h (intervalo para o almoço)

Vagas: 30

Investimento: R$ 420,00 mensal, caso a opção seja mensal, o aluno deverá deixar os cheques pré-datados ou pagar no cartão de crédito. À vista: R$ 1.300,00

Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br

Informações: (11) 5627.5393

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes, São Paulo/SP

Ao final do semestre o aluno receberá o certificado de participação.

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo