Museu de Arte Sacra de São Paulo recebe inscrições para cursos em 2022

O Museu de Arte Sacra de São Paulo está com inscrições abertas para diversos cursos que serão realizados em 2022.

Na agenda de cursos do MAS Educação, há mais de dez opções com inscrições já disponíveis, com atividades on-line e presenciais sobre diversos temas, todos ministrados por professores mestres e doutores em suas áreas e com emissão de certificado de conclusão.

Uma das atividades é o curso livre São Paulo de Piratininga através de seus altares”, que acontecerá em dois encontros, uma aula teórica (que pode ser virtual) no dia 28 de janeiro, das 17h às 19h e uma in loco, no dia 29 de janeiro, das 10h às 13h (ponto de encontro no metrô da Sé).

O primeiro encontro, com duas horas de duração, aborda os antecedentes históricos da construção das igrejas fundadas no núcleo fundacional da cidade de São Paulo, apresentado por meio de fotografias e mapas antigos. Neste momento, teremos a oportunidade de conhecer por meio destas imagens como se configurava a cidade de São Paulo entre os séculos XVI e XIX, analisando e problematizando o contexto paulistano a partir da paisagem social que era refletida na topografia do platô de Piratininga.

A segunda aula, com três horas de duração, proporcionará aos alunos uma caminhada pelo centro de São Paulo, visitando igrejas seculares, identificando os altares estudados, refazendo percursos importantes e conhecendo os lugares de memória que hoje permanecem esquecidos neste ambiente histórico da cidade.

O conteúdo do curso destina-se ao público em geral que tem interesse em saber mais sobre a história de São Paulo. Contudo a abordagem histórica também chama a atenção de historiadores, religiosos, pesquisadores, estudiosos de arte e cultura popular, professores que pretendem desenvolver o tema em sala de aula, estudantes universitários ou profissionais que atuam em projetos de preservação dos patrimônios da população negra.

O curso será ministrado por Fabricio Forganes Santos, Arquiteto e Urbanista, Pesquisador das Irmandades Negras e das Igrejas dos Homens Pretos no urbanismo brasileiro, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAAC/UNESP.

Possui experiência como curador no Museu de Arte Sacra de Santos (MASS), e como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAC/UNESP. Ministrou cursos e palestras no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), costumeiramente organizados a partir do tema principal de sua pesquisa.

Membro da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, na zona Leste de São Paulo, participa também de outros grupos que lutam pela preservação dos Festejos do Catolicismo Negro em todo o Brasil. Possui produção acadêmica dedicada aos lugares de memória do Catolicismo Negro em território brasileiro. Temas de atuação: Catolicismo Negro; Irmandades Católicas Negras; Território Negros; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; Formação Urbana; História de São Paulo.

Os cursos do MAS Educação são pensados de forma dinâmica e possuem metodologias multidisciplinares. Conheça todas as opções e saiba mais aqui: http://museuartesacra.org.br/categoria/programacao/cursos/

Dúvidas e informações, escreva para mfatima@museuartesacra.org.br.

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo