Museu de Arte Sacra de São Paulo promove a palestra “Releitura na Arte Sacra”, com o Prof. Luiz Carlo Zeferino

A fé se manifesta no ambiente de culto; culto exige expressão, caso contrário, o Pe. Fábio de Melo não teria uma conta no Snapchat! A arte se tornou ferramenta de comunicação, expressão humana e de fé. Mas e se a comunicação for mais persuasiva do que afirmativa? E se tivermos de fazer o sentido contrário, cabe adotar costumes e expressões externas, de linguagens diferentes? Evangelizar é adequar à linguagem do outro?

Umberto Eco dizia que o discurso persuasivo está em todas as formas de expressões, exceto na arte. Mas usar pinturas e vitrais como ferramentas de comunicação não é transformar em argumento persuasivo esta mesma arte?

Veja este e outros temas na palestra “Releituras na Arte Sacra”, porque a mensagem pode ser a mesma em termos e linguagens, mas a arte é dinâmica (no grego, dunamis = virtude, poder), ferramenta com a qual os primeiros fiéis foram equipados para edificar uma igreja (At 1.8); o carácter dinâmico da arte gera uma transformação e contínua renovação dos meios de expressão religiosa.

PALESTRANTE

Prof. Luiz Carlo Zeferino: Cursou Cultura Material/Museologia no Museu Paulista FLLCH-USP. Formando em Publicidade e Propaganda pela PUC-SP. Designer, atuante desde 2009, trabalha no núcleo “PUC Startups” e na empresa “OrigiTech / E-PUC Jr”, sendo as duas pertencentes à PUC-SP e das quais é o criador dos logotipos. Como artista, desenha, ilustra, fotografa e faz xilogravuras. Foi professor de teologia bíblica em algumas igrejas de Jundiaí/SP. Atualmente, também é designer na “Associação Era Transmídia de São Paulo”, na “TOG Móveis/Itália” e na empresa “Vikstar/Brasil”. 

Criador da oficina de estudos que investiga expressão, estética e história da arte, ministrando-a no campus da Universidade Católica em São Paulo. 

 

Quando: 21 de setembro (quarta-feira)
Horário: 16h às 18h
Gratuita
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz | Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43
Inscrições: pelo site 
Informações: (11) 5627.5393

O museu emitirá certificado de participação.

 

3. palestra museu de arte sacra

 

 

 

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Imagem: Divulgação