Piratininga – Revista do Museu de Arte Sacra de São Paulo traz textos de alta qualidade e ilustrações ricas e variadas, no intuito de abrir o diálogo entre todos os públicos
O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, lançou Piratininga – Revista do Museu de Arte Sacra de São Paulo, sob direção de José Carlos Marçal de Barros e edição de José Luís Landeira e Marcos Horácio Gomes Dias. Com publicação semestral, textos de alta qualidade e ricas e variadas ilustrações, a proposta é uma divulgação científica que se apresenta como espaço para todos que desejam “conversar” sobre arte, buscando o diálogo entre todos os públicos, conhecedores ou não destes universos culturais.
“O Museu de Arte Sacra de São Paulo, atento às necessidades da sociedade, investe no permanente diálogo entre as Artes, os críticos e especialistas e as demais pessoas da sociedade. As atividades didáticas do MAS-SP, com os mais variados cursos ministrados por professores altamente qualificados, destinam-se aos mais variados públicos, e tornaram-se, ao longo do tempo, um marco de reconhecida excelência. Agora, o MAS-SP entrega mais um presente à sociedade”, comenta José Luís Landeira. Nesta primeira edição de Piratininga, o leitor terá acesso a um “dossiê” completo sobre o MAS-SP, com textos de Marcos Horácio, Karin Philippov, Titina Corso e André Guimarães Rodrigo.
Fazem parte desta edição, ainda, uma entrevista com Claudinéli Moreira Ramos, historiadora e gestora cultural, feita por Vanessa Beatriz Bortulucce; matéria sobre a arquitetura de igrejas de São Paulo do século XVIII, por Edgar da Silva Gomes; texto de Christiane Meier sobre o crucifixo de Cláudio Pastro; três matérias sobre literatura, com artigos de Alcir Pécora, Mary Del Priore e José Luís Landeira; matéria de Ário Borges Nunes Junior sobre relíquias; uma resenha, por Mariana da Cruz Mascarenhas, do livro “O Cristo Pantocrator: da origem às igrejas no Brasil, na obra de Cláudio Pastro”, da autora Wilma Tommaso; entre diversos outros artigos, matérias e textos.
Para o diretor editorial José Carlos Marçal de Barros, “O Museu de Arte Sacra de São Paulo, desde alguns anos, decidiu, como parte de sua missão, não se restringir à atividade que está na raiz de sua razão, principalmente brasileira. Para tanto tem desenvolvido uma profícua atividade editorial e, sobretudo, de ensino a respeito dos temas mais variados ligados à sua razão de ser, buscando reunir não só um grupo de professores altamente qualificados, mas também atingir frequência de pessoas interessadas, até então inédita. Faz parte desse escopo a criação desta revista”. Como objetivos principais de Piratininga, estão a publicação sistemática de trabalhos realizados por alunos do MAS-SP em seus diversos cursos, estimulando a produção de textos e o compartilhamento de informações, e a oportunidade aos mais destacados nomes da História e da História da Arte para colaborarem com um conteúdo de reflexão estética. “Assim, mais uma vez, o MAS-SP reafirma a realização de sua nobre tarefa: servir, educar e prover cultura para todos”, conclui o diretor editorial.
Piratininga está disponível tanto na versão on-line como impressa, distribuída no MAS-SP.
SERVIÇO
Evento: Lançamento de Piratininga – Revista do Museu de Arte Sacra de São Paulo
Direção editorial: José Carlos Marçal de Barros
Edição: José Luís Landeira e Marcos Horácio Gomes Dias
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô) Tel.: 11 3326-5393