Museu de arte latino-americana é inaugurado neste sábado no Rio

Casa Daros será sediada em casarão do século 19, em Botafogo.
Construção de 11 mil m² abre as portas após recuperação.

N9 - Museu de arte latino-americana

Um museu de arte latino-americana abriu as portas no dia 23/3/2013, no Rio. A Casa Daros, em Botafogo, Zona Sul do Rio, foi sediada em um casarão do século 19, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico. A construção de 11 mil metros quadrados será inaugurado depois de um processo cuidadoso de recuperação.

O espaço demorou cinco anos para ser restaurado. A revitalização foi complexa e exigiu troca de janelas, portas, pisos e também a instalação de tecnologia. O investimento foi feito para abrigar grandes exposições do circuito cultural carioca.

A casa Daros quer mostrar para o mundo a arte contemporânea da América Latina. A exposição “Cantos Cuentos Colombianos” trouxe para o Brasil 75 peças do país latino e retrata questões como a guerrilha, o narcotráfico e a censura. Todas as peças fazem parte de um acervo de 1.200 obras da colecionadora Ruth Schmidheiny, que mora na Suíça. Peças de artistas consagrados como Dóris Salssedo também fazem parte da mostra.

Segundo Isabella Rosado Nunes, diretora-geral da Casa Daros, o espaço “para saber escutar” conta com trabalhos feitos durante o processo de restauração da casa.

Fonte: G1 Rio