Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba: Últimos dias para visitar a mostra Encontros Divergentes

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) segue, até 23 de janeiro, com a exposição “Encontros Divergentes”, do artista brasiliense Tulio Pinto, composta por nove obras, ocupando 350m2 da Galeria 1 da instituição.

Segundo o curador da exposição, Fábio Magalhães, o artista trabalha com formas geométricas e orgânicas e procura aproximar materiais de superfícies distintas, materiais rígidos e maleáveis que, ao se aproximarem, ao se tocarem, se tornam dependentes uns dos outros.

“Poderíamos chamar essas esculturas de arquitetura dos encontros divergentes. Metáfora da diversidade da vida, da sua força, do seu brilho, mas também da fragilidade dos seres e das coisas de permanecerem como são. O equilíbrio criado em suas obras é um equilíbrio à beira do abismo. Um ordenamento cujas relações harmônicas são ameaçadas pela entropia, pelas forças pulsantes do caos”, finaliza.

Bacharel pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o artista plástico realizou mostras em diversos países como Itália, Espanha, Uruguai, Suíça, EUA, entre outros.

Seu trabalho compõe importantes coleções ao redor do mundo como do Museu Marta Herford (Alemanha), Fundación Pablo Atchugarry, Manantiales, (Uruguai), Fundação María Cristina Masaveu Peterson, Madri (Espanha), Piramidón, Centre d’Art Contemporani, Barcelona (Espanha), Museu Nacional de Brasília, MARGS (Porto Alegre), MARP (Ribeirão Preto) e MACRS (Porto Alegre).

Os trabalhos de Tulio Pinto exploram a espacialidade e estão situados entre a escultura e a instalação, resultando em sistemas que desenvolvem as capacidades físicas e visuais da matéria.

A mostra conta com o apoio da empresa Atom e da Galeria Milan e tem entrada gratuita.

SERVIÇO

“Encontros Divergentes”, de Tulio Pinto

Onde: O Macs Sorocaba fica na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, Centro.

Quando: até 23 de janeiro de 2022.

Horários de funcionamento: Quarta a sexta-feira, das 14h às 19h. Sábados e domingos, das 10h às 14h.

Oficinas sábados e domingos de manhã, das 11h às 12h.

Entrada Gratuita.

Fonte: MACS