Museu da tecnologia comemora um ano com 4 exposições em São Carlos

Paleontologia, obras de Ieiê, Vants e madeiras de lei estão entre atrações.
Excepcionalmente neste domingo, museu estará aberto das 10h às 16h.

N3 - São Carlos Museu de Tecnologia                                          Exposição sobre paleontologia é destaque no Museu da Ciência (Foto: Reprodução/EPTV)

O Museu da Ciência de São Carlos “Prof. Mário Tolentino” completou um ano no domingo (14) e, para comemorar a data, serão inauguradas quatro exposições temporárias. Paleontologia, obras do artista Ieiê, Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) e madeiras de lei estão entre as atrações que podem ser visitadas gratuitamente. Excepcionalmente neste domingo, como parte das comemorações, o museu estará aberto das 10h às 16h.

A exposição de paleontologia “No tempo dos dinossauros”, uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), traz vários itens como esqueletos de dinossauros, crânios, fósseis, icnofósseis, meteoritos, entre outros. A mostra também conta com a maior pegada de dinossauro do estado de São Paulo, a menor pegada de dinossauro carnívoro do Brasil e o primeiro urólito do mundo.

As obras do artista Ieiê, de Guarapiranga, distrito de Ribeirão Bonito, são destaques na mostra “As raízes da arte”. Estão reunidas esculturas que medem de 20 cm a 180 cm. O artista, desde sua infância, esculpe em raízes formas de mamíferos, pássaros, dinossauros e pessoas.

A empresa AGX Tecnologia inicia uma mostra que contará com aeronaves, sistema e simulador de vôo, peças de aeronaves e vídeos explicativos em “VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados”.

Já na exposição “Madeiras de lei”, o escritor e marceneiro Nicola Gonçalves apresenta seis painéis e vários tipos de madeiras, com legendas para que o visitante possa identificar as diferenças entre elas.

Serviço
As exposições poderão ser visitadas de terça-feira e sexta-feira, das 8h às 21h30; quarta e quinta-feira, das 8h às 17h30 e aos sábados, das 12h às 16h30. O museu fica no subsolo da Praça Coronel Salles.

N3.1 - São Carlos Museu de Tecnologia                                        O Museu da Tecnologia de São Carlos (Foto: Reprodução/Divulgação Site da Prefeitura)

O museu

Inaugurado no dia 14 de abril de 2012 pela Prefeitura, o Museu da Ciência e Tecnologia “Mário Tolentino” teve um investimento de R$ 840 mil. O local tem expostos 129 experimentos científicos numa área de 1.200 m². São experimentos de física, óptica, fluídos, mecânica, geração de energia, eletromagnetismo, com previsão para expandir seu acervo para outras áreas da ciência.

O local também conta com um auditório de 56 lugares para a realização de seminários, palestras e atividades culturais, uma sala de aula e uma área para exposições, que sempre trará novidades para o público. Um dos objetivos é despertar o interesse, especialmente de crianças e jovens, à ciência e tecnologia.

Fonte: Do G1 São Carlos e Araraquara