Museu da Pessoa tem programação especial dedicada às vidas negras

Até janeiro de 2021, o Museu da Pessoa dedica sua programação às Vidas Negras. A programação é composta por diferentes atividades que incluem o programa “Conte Sua História”, exposição virtual, mostra audiovisual “(Entre)vivências Negras”, ação educativa, podcast e saraus.

Essa programação é dedicada a todas as pessoas negras que já compartilharam suas histórias com o Museu da Pessoa e, hoje, enriquecem o acervo da instituição.

A seção Conte Sua História é repleta de entrevistas com histórias de vida, conduzidas por pesquisadores do museu e gravadas por meio de videoconferência. O material registrado passa a fazer parte do acervo do museu, preservado para o futuro e disponível para acesso público. Até o dia 30 de novembro terá a edição especial Vidas Negras, com a história de vida de dez pessoas de especial relevância no contexto político, cultural, acadêmico e social da questão racial no Brasil, confira clicando aqui.

De 15 de outubro a 11 de novembro, às quintas-feiras, haverá novos episódios da exposição Vidas Negras, com curadoria de Diógenes Moura e apoio de Daniel Kfouri. A mostra foi construída a partir do acervo fotográfico e das histórias de vida do Museu da Pessoa.É organizada em quatro episódios e e composta por vídeos, fotos, textos poéticos e trechos de entrevistas.

A mostra audiovisual (Entre)vivências Negras será realizada entre os dias 12 de novembro e 10 de dezembro e tem como objetivo ampliar um olhar sobre um acervo inédito com 150 histórias de vida de negros e negras. Essas histórias, registradas em vídeo,  foram transcritas, televisadas, digitalizadas e disponibilizadas por meio de um edital aberto a jovens artistas e coletivos negros para editarem curtas de até quatro minutos.

Veja a programação completa no link https://museudapessoa.org/programacao-vidas-negras/.

Fonte: Museu da Pessoa