Museu da Mantiqueira promove jornada que aborda patrimônio cultural

Até 20 de maio, o Museu da Mantiqueira promove a Jornada MuMan, uma temporada cultural com um roteiro amplo de atividades que passam desde a formação de alunos e educadores da rede pública até lançamento de e-book, tour mediado para profissionais de museus e caminhada coletiva aberta a toda a comunidade. A Jornada propõe o debate das abordagens aspectos do patrimônio cultural através da educação e da tecnologia.

A programação também compõe a 16ª Semana Nacional de Museus do IBRAM, que acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio. Esse ano a Semana traz o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, o que vai de encontro com a proposta do MuMan.

“A tecnologia é responsável por inúmeras mudanças de paradigmas na sociedade e precisamos pensar em como ela poderá ressignificar o modus operandis dos museus e a maneira de se pensar patrimônio cultural. E mais: como os aparatos tecnológicos vão mudar a nossa maneira de pensar, transmitir, salvaguardar e musealizar nossas referências culturais”, explica Diana Poepcke, diretora do Museu da Mantiqueira.

Promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí, através da Secretaria de Turismo, Diretoria de Cultura e Secretaria de Educação, a Jornada Muman realizará uma série de ativações a partir do Audioguia Caminhos da Memória: a cidade como museu, o sujeito como patrimônio, um projeto do Museu da Mantiqueira que trabalha de maneira lúdica, tecnológica e contemporânea, conteúdos históricos, museológicos e patrimoniais, possibilitando uma interlocução entre diversos públicos, cruzando ações de diversos segmentos.

Segundo Thomas Pontes, responsável pela formação de educadores da Jornada, abordará a tecnologia como um processo de ensino-aprendizagem na sala de aula: “Para que serve educar um sujeito se não pensar a conexão dele com o seu tempo? É necessário fazer com que esse sujeito entenda o passado, mas viva o presente e atue nele de uma forma crítica e reflexiva, no sentido de construir uma sociedade mais justa e igualitária. A tecnologia permeia todos os campos da nossa vida, achar que ela não vai permear os terrenos da educação é ingênuo, não a toa a gente tem a representação disso nos nossos próprios documentos oficiais.”

Já as oficinas para os alunos da rede público trabalharão as referências culturais da comunidade através de processos criativos e tecnológicos, é a oficina Cartografias da Memória, na qual os alunos da E E Jardim dos Cisnes entrarão em contato com o universo do Audioguia Caminhos da Memória e depois irão confeccionar sua própria cartografia afetiva da cidade. “Fomentar processos de criatividade que façam uso de tecnologias em conjunto com a experiência no espaço público é estimular a imaginação dos jovens, ressignificar o patrimônio cultural, atingir novos públicos e propor novas abordagens. E será no espaço público onde todas as memórias do Audioguia, em conjunto com as memórias deles, formarão novas conexões e novos sentidos”, conta Felipe Brait, coordenador da oficina.

Dentre as principais ações dessa Jornada destacam-se a Caminhada Coletiva do Audioguia aberta para toda a comunidade e o Tour mediado voltado para profissionais de museus, cultura e turismo: “A nossa expectativa para a Jornada é de descentralizar o debate e oxigenar ideias sobre os temas transversais a patrimônio cultural, tecnologia e educação, possibilitando a pulverização de novas ideias, abordagens e projetos inovadores que trabalhem esses universos”, finalizou Diana.

Confira a programação da Jornada Muman:

• 7, 8, 9/05 – Oficina Cartografias da Memória – Local: E E Jardim dos Cisnes (atividade exclusiva para alunos da rede pública) – Facilitadores: Diana Poepcke e Felipe Brait

• 09 e 10/05, às 17h30 – Módulo II – Oficina de Formação de educadores (aberta ao público em geral) Local: Espaço MuMan Coworking R: Dr. Octávio Oscar Campello de Souza, 165 – Facilitador: Thomas Pontes

• 15/05, às 15h – Tour mediado do Audioguia Caminhos da Memória para profissionais de museus, cultura e turismo .Ponto de encontro: Praça General Marcondes Salgado – Facilitadora: Diana Poepcke

• 18/05, às 18h – Lançamento E-book São Bento do Sapucaí: histórias e memórias. Local: Espaço MuMan Coworking R: Dr. Octávio Oscar Campello de Souza, 165

• 19/05, às 15h – Caminhada Coletiva do Audioguia Caminhos da Memória. Ponto de Encontro: Praça General Marcondes Salgado

• 20/05, às 15h – Vivência de Desenho – Expedição Audioguia Caminhos da Memória. Local: Praça General Marcondes Salgado – Facilitadores: Mariana Ardito, André Yassuda, Biba Rigo.

Museu da Mantiqueira
www.museudamantiqueira.com.br
Facebook: @museudamantiqueira
Instagram: muman.museu
Youtube: Museu da Mantiqueira
SoundClound: Museu da Mantiqueira

Fonte: Museu da Mantiqueira