Museu da Mantiqueira oferece Formação EAD em História Oral e Acervos Virtuais

As inscrições poderão ser feitas até 18 de maio, o resultado será divulgado no dia 24 de maio

O Museu da Mantiqueira, um museu virtual a céu aberto, contemplado pelo Edital ProAC LAB Prêmio por Histórico de Museu no estado de São Paulo, oferece sua primeira formação sobre “História Oral e Acervos Virtuais” de maneira totalmente gratuita e à distância.

O curso será oferecido durante os dias 28 de maio a 16 de julho. As inscrições serão realizadas via formulário e o resultado será divulgado no dia 24 de maio.  Para se inscrever, clique aqui. Serão oferecidas 20 vagas, com algumas delas destinadas preferencialmente aos moradores da Serra da Mantiqueira. A formação será gratuita, com emissão de certificado aos participantes.

O objetivo da Formação em “História Oral e Acervos Digitais” é compartilhar a experiência do Museu da Mantiqueira e a sua metodologia de levantamento de acervo digital e história oral, metodologia essa que já foi replicada em diferentes instituições como Museu São Luiz do Paraitinga, Museu Zé Pereira e Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato. Também objetiva compartilhar o processo de desenvolvimento do mapa sonoro colaborativo Mantiqueira Polifônica.

Como parte da Jornada MuMan 2021, o curso tem como público-alvo as pessoas interessadas nos temas e os moradores da Serra da Mantiqueira. A formação será ministrada por diversos profissionais, entre eles, o professor Antônio  Batista, formado em Letras, doutor em Educação e pós-doutor em História Cultural, foi docente da Faculdade de Educação da UFMG; André Bazzanella, chefe da Casa do Patrimônio do IPHAN Vale do Paraíba, doutor em Ciências Sociais, mestre em História da Arte e docente do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural do IPHAN; o  museólogo André Fabriccio formado em História, mestre e doutorando em Museologia pela UNIRIO; e a historiadora Diana Poepcke, licenciada em História, especialista em Gestão Cultural e idealizadora do MuMan.

Fundado em 2013, o MuMan é um museu virtual a céu aberto, que busca musealizar os territórios e as territorialidades da Serra da Mantiqueira por meio de dispositivos e plataformas digitais, criando percursos narrativos e expográficos que permitem vivenciar o patrimônio cultural da região em seu contexto socioespacial.

Serviço

Formação EAD em História Oral e Acervos Virtuais

Inscrições: até 18 de maio de 2021

Resultado: 24 de maio de 2021

Período de realização do curso: 28 de maio a 16 de julho de 2021

Carga horária prevista: 32h

Modalidade: EAD

Número de vagas: 20

Valor: Gratuito com emissão de certificado

Inscrições pelo link: https://bit.ly/3x7B2DI

Fonte: MuMan