Museu da Língua Portuguesa recebe inscrições para Ciclo de Encontros sobre Formação de acervos dedicados a línguas

Em 30 de junho, das 15h às 17h, o Museu da Língua Portuguesa realizará o encontro do ciclo “Formação e tratamento de acervos dedicados a línguas: informação e salvaguarda”, que está com inscrições gratuitas abertas. O evento será virtual, as pessoas interessadas podem garantir a sua vaga pelo Sympla.

A atividade abordará o tratamento da informação (catalogação, indexação etc.), articulando isso à preservação e às formas de difusão e comunicação. Os convidados serão os linguistas Sebastian Drude, bolsista do programa Heisenberg da DFG alemã, e Helder Perri Ferreira, doutor em linguística pela Universidade Radboud, em Nijmegen, nos Países Baixos.

Os dois vão apresentar seus trabalhos nas áreas de documentação linguística, de modo que se possa criar aproximações e entender as particularidades entre essas experiências quanto ao tratamento da informação e salvaguarda de dados para finalidades de pesquisa, educação, cultura e desenvolvimento de políticas públicas. 

Sobre o ciclo de encontros 

O Ciclo de Encontros é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa, por meio de seu Centro de Referência, em parceria com a Associação Brasileira de Linguística – Abralin, por meio da Plataforma da Diversidade Linguística Brasileira, com vistas a contribuir com os estudos e reflexões em torno do desafio de definir as estratégias metodológicas para atuação na formação e qualificação do repertório patrimonial da instituição, partindo da língua como objeto cultural.

A ser realizado ao longo de 2022, o ciclo é composto por três eventos que terão como principal objetivo trazer à discussão estudos de caso que iluminem perspectivas sobre o tema. Para mais informações, consulte o site do Museu da Língua Portuguesa.

Fonte: Museu da Língua Portuguesa