Museu da Língua Portuguesa abre inscrições para Oficina de Confecção de Bonecões de Carnaval

bonecoes
Bonecões de Carnaval são destaque do desfile do Museu da Língua Portuguesa

Pelo oitavo ano consecutivo, o Museu da Língua Portuguesa promove oficinas gratuitas para confecção de Bonecões de Carnaval e o tradicional desfile de rua. Para participar das oficinas é necessário se inscrever através do email cursos.educativo@museulp.org.br.
As oficinas acontecem das 13h às 17h, todos os sábados até o dia do desfile, 14 de fevereiro. A partir do dia 23 de janeiro, serão oferecidas também às sextas-feiras, mas sem participação obrigatória. Ao todo, 20 vagas estão disponíveis.

Coordenado pela professora e folclorista Neide Rodrigues Gomes, os encontros têm por objetivo confeccionar dez bonecões. Com tradicionais marchinhas, uma banda carnavalesca da cidade de Joanópolis os acompanha no desfile pelo entorno do Prédio da Estação da Luz.

Os bonecões são uma tradição trazida da Europa pelos colonizadores e tem sua origem na Comédia Del’Arte e no Carnaval Renascentista europeu. No Brasil, estão presentes no Carnaval de Olinda, em Recife, em várias cidades do Recôncavo Baiano e em mais de 30 cidades do interior do Estado de São Paulo.

Fonte: Catraca Livre