Museu da Inclusão: acessibilidade em museus de Portugal

O seminário “Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais de Portugal”, proposto pela Pesquisadora Viviane Sarraf, é fruto de uma parceria entre a Museus Acessíveis, o GEPAM – Grupo de Estudo e Pesquisa de Acessibilidade em Museus e o Memorial da Inclusão, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O evento ocorre dia 15 de dezembro, das 9h às 13h, no Memorial da Inclusão.

Em formato de minicurso, serão apresentadas informações e análises sobre o atual status dos programas de Acessibilidade Cultural em Portugal e as ações realizadas por instituições públicas, privadas e por iniciativa de pesquisadores e profissionais independentes.

As informações que serão foco do seminário foram coletadas durante a participação de Viviane Sarraf – Coordenadora do GEPAM, no IV Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus, que ocorreu em outubro de 2017 em Lisboa; em entrevistas com profissionais da área; e em visitas técnicas em museus e espaços culturais portugueses.

Essa proposta contou com o apoio do Programa de Capacitação do Ibermuseus, que custeou a participação da pesquisadora no evento e a realização das visitas técnicas e entrevistas em Portugal.

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados.

Para se inscrever envie uma mensagem com o título “INSCRIÇÃO” para o endereço: contato@museusacessiveis.com e informe seu nome completo, e-mail, telefone com DD e número do RG.

Ministrante
Viviane Sarraf – Pós Doutora em Museologia – PPGmus – USP, Jovem Pesquisadora FAPESP/IEB-USP, Coordenadora do GEPAM, Consultora de Acessibilidade, Fundadora e Consultora da Museus Acessíveis. Foi Curadora do Centro de Memória DorinaNowill entre 2002 e 2013.

SERVIÇO

Data: 15 de dezembro de 2017
Horário: 09 às 13h

Inscrições gratuitas: enviar mensagem com o título “INSCRIÇÃO” para o endereço: contato@museusacessiveis.com. Informe seu nome completo, e-mail, telefone com DD e número do RG.

Local: Memorial da Inclusão da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP – Tel. (11) 5212-3727 / http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br

Acessibilidade: Acesso físico livre de barreiras, Interpretação em Libras e Audiodescrição (integrada ao conteúdo)

Fonte: Memorial da Inclusão