Museu da Imigração promove atividades relacionadas ao Dia do Nordestino

Nos dias 6 e 7 de outubro, atividades promovem uma reflexão e valorização da cultura nordestina

O Museu da Imigração comemorará o Dia do Nordestino (8 de outubro) com uma palestra sobre as idas e vindas dos nordestinos para São Paulo e uma visita educativa temática que abordará os fluxos migratórios internos. A data foi criada em 2009 como uma homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense.

No dia 6 de outubro (sábado), a palestra gratuita “São Paulo, seu cotidiano e suas memórias das idas e vindas nordestinas” será ministrada pela doutora em sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Lidiane Maria Maciel, às 15h00. Os interessados em participar devem enviar e-mail para m.souto@museudaimigracao.org.br.

Completando a programação especial, o Núcleo Educativo do MI promoverá a visita temática “Migrações internas”, propondo uma conversa sobre os fluxos migratórios entre as regiões do Brasil e a sua relação com a Hospedaria de Imigrantes do Brás. A ação ocorrerá no dia 7 (domingo), a partir das 15h00, e as inscrições para participar devem feitas pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca, em São Paulo. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h00 às 17h00, e aos domingos entre 10h00 e 17h00. Os ingressos custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.

SERVIÇO

Palestra “São Paulo, seu cotidiano e suas memórias das idas e vindas nordestinas”
Data: 6 de outubro (sábado)
Hora: 15h00
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração
Inscrição: m.souto@museudaimigracao.org.br

Visita Temática “Migrações internas”
Data: 7 de outubro (domingo)
Hora: 15h00
Entrada: Gratuita

Local: Museu da Imigração
Inscrição: inscricao@museudaimigracao.org.br
www.museudaimigracao.org.br

Fonte: Museu da Imigração